Escala Breve de Compaixão Santa Clara: adaptação e evidências de validade

Autores

  • Eduarda Marchetti Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline de Oliveira Bertolino Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cecilia Cesa Schiavon Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Léia Gonçalves Gurgel Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Sérgio Kakuta Kato Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Baptista Menezes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

compaixão, estudos de validação, avaliação psicológica, psicometria, comportamento pró-social

Resumo

O presente estudo teve como objetivo adaptar, buscar evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna e avaliar a precisão da Escala Breve de Compaixão Santa Clara para o contexto brasileiro. Inicialmente, os itens foram adaptados por experts e submetidos à avaliação de juízes e amostras da população alvo. Os resultados desta etapa demonstraram a equivalência semântica e logística da versão adaptada. Para avaliação de consistência interna e da validade baseada em estrutura interna, o instrumento foi preenchido por 422 indivíduos, por meio da plataforma Surveymonkey, e os dados foram submetidos à Análise de alfa de Cronbach e Análise Fatorial Exploratória, respectivamente. A escala apresentou índice adequado de consistência interna (alfa = 0,84) e a análise fatorial resultou em uma solução unifatorial, explicando 62,48% da variância. Os resultados psicométricos da escala adaptada foram próximos dos obtidos na escala original, indicando a pertinência do uso do instrumento em âmbito nacional. 

Biografia do Autor

Eduarda Marchetti, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Caroline de Oliveira Bertolino, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga, mestranda da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, professora certificada pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies no programa Cultivating Emotional Balance e formada pelo programa Mindful Self Compassion pela Universidade de San Diego. Especialista em Arteterapia pelo NAPE, e possui formação em Círculos de Paz pela AJURIS, comunicação não-violenta pela UniLuz e coordenação de grupos pelo Instituto Pichon-Riviére. 

Cecilia Cesa Schiavon, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Nutricionista, mestre em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atualmente integra o Laboratório de Avaliação Psicológica, desenvolvendo pesquisas sobre atributos psicológicos positivos e fatores de personalidade no contexto da alimentação de indivíduos com síndrome metabólica.

Léia Gonçalves Gurgel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela UFCSPA. Atualmente é Pós-doutoranda na UFCSPA e integra o Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica da mesma Universidade. É especialista em Linguagem, Voz e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Sérgio Kakuta Kato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Estatístico, mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorando do programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação na linha de pesquisa Fundamentos da Reabilitação Neurológica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor de estatística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Carolina Baptista Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSC, coordenadora do laboratório Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Psicologia da UFRGS.

Caroline Tozzi Reppold, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga, doutora em psicologia, com estágio de pós-doutoramento na UFRGS e na USF. Professora Associada II na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora orientadora nos PPGs Psicologia e Saúde, Ciências da Saúde e Ciências de Reabilitação. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA. Bolsista Produtividade do CNPq.

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Marchetti, E., Bertolino, C. de O., Schiavon, C. C., Gurgel, L. G., Kato, S. K., Menezes, C. B., & Reppold, C. T. (2018). Escala Breve de Compaixão Santa Clara: adaptação e evidências de validade. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15208

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.