ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO NORTE BRASILEIRO: ANALISANDO AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Autores

  • Leogildo Alves Freires Universidade Federal de Roraima
  • José Humberto da Silva Filho
  • Gleidson Diego Lopes Loureto
  • Renan Pereira Monteiro
  • Valdiney Veloso Gouveia

Palavras-chave:

ensino da psicologia, avaliação psicológica, formação profissional.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas em Avaliação Psicológica (AP) de cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, identificaram-se 36 cursos de Psicologia nesta região, sendo que 28 disponibilizaram informações sobre suas respectivas matrizes curriculares, observando-se a pluralidade de denominações no campo da AP. Ademais, verificou-se que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nesta área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições a disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram, principalmente, um processo de formação de caráter tecnicista voltado ao psicodiagnóstico, destacando a aplicação e interpretação de instrumental psicológico com enfoque em construtos da inteligência e personalidade. Conclui-se que existe a necessidade de esforços para alinhar o ensino da avaliação psicológica no Norte às diretrizes desta área no Brasil.

Biografia do Autor

  • Leogildo Alves Freires, Universidade Federal de Roraima
    Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto I do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima.

Publicado

2018-04-15

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO NORTE BRASILEIRO: ANALISANDO AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS. (2018). Avaliação Psicológica, 16(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12589

Artigos Semelhantes

11-20 de 314

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)