Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC

Autores

  • Ana Clara Mateus Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ana Cristina Resende Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Zulliger SC, Desempenho, Crianças, Adolescentes

Resumo

Este artigo apresenta e compara o desempenho de crianças no Zulliger Sistema Compreensivo, ZSC, de acordo com a idade. Assim, 304 crianças, de ambos os sexos, de 7 a 14 anos, que frequentavam escolas públicas e particulares, foram avaliadas pelo ZSC, considerando 70 variáveis do teste. A análise dos dados utilizou estatística descritiva, ANOVA One-Way (teste post hoc de Tukey), teste de t-student e o teste d Cohen. Os resultados mostraram diferenças significativas que permitiram dividir a amostra em três grupos. Onze variáveis mostraram diferenças significativas entre os grupos com tamanhos de efeito entre moderado e grande. O aspecto mais evidente foi a evolução cognitiva ao longo do desenvolvimento, corroborando com a literatura. Os dados levantados demonstraram que o ZSC é um instrumento que pode ser válido para avaliação psicológica da  faixa etária estudada.

Biografia do Autor

Ana Clara Mateus Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduação e mestrado pela PUC Goiás.

Ana Cristina Resende, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduação e mestrado pela PUC Goiás, doutorado pela PUC RS e pós-doutorado pela UNIFESP. Professora ajunto de graduação e pós graduação stricto sensu na PUC Goiás.

Publicado

2018-01-08

Como Citar

Carvalho, A. C. M., & Resende, A. C. (2018). Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC. Avaliação Psicológica, 17(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13795

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.