Adaptação Transcultural do Teacher's Rating Scale of Student's Actual Behavior: versão brasileira.

Autores/as

  • Ana Paula Pureza Pantoja Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Silva Pontes Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

percepção, competência, criança, escala classificação dos pais, adaptação

Resumen

Este estudo objetivou realizar a adaptação transcultural do Teacher's Rating Scale of Student's Actual Behavior (TRS) para o contexto brasileiro. O TRS é uma escala utilizada para avaliar a percepção que pais e/ou professores apresentam sobre as competências de crianças entre 8 a 12 anos. Foram realizadas cinco etapas metodológicas: tradução, síntese das traduções, tradução reversa (back translation), análise de comitê e pré-teste. Após todas as avaliações, a escala mostrou-se de fácil aplicação, bons níveis de aceitação e compreensão pela população-alvo, composta por 10 pais de crianças em um centro de referência à saúde da criança. O TRS-versão brasileira está adaptado no que se refere às equivalências semânticas, idiomáticas, conceituais e culturais.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Pureza Pantoja, Universidade Federal do Pará
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
  • Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Professoro Titular do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

  • Simone Souza da Silva Pontes, Universidade Federal do Pará
    Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Professora Adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) e da Faculdade de Psicologia da UFPA.

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Cómo citar

Adaptação Transcultural do Teacher’s Rating Scale of Student’s Actual Behavior: versão brasileira. (2022). Avaliação Psicológica, 20(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16020

Artículos similares

1-10 de 275

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.