Aquisição da Escrita em um grupo de escolares

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Vitória Lage Hohlenwerger Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

aprendizagem, EAVE, avaliação psicoeducacional.

Resumo

Este estudo teve por objetivos avaliar a habilidade de escrita de estudantes de ensino fundamental, bem como identificar eventuais diferenças entre as crianças avaliadas no que se refere ao sexo, série e idade. Participaram 519 estudantes, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos (M=9,66; DP=1,5), do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os instrumentos aplicados coletivamente, nas crianças cujos pais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, foram um questionário de identificação dos sujeitos e a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os resultados permitiram identificar que a pontuação média dos escolares foi de 37,58 (DP=14,09) erros, o que indica que eles apresentaram um desempenho em escrita abaixo do esperado para o nível de escolarização em que se encontram. A pontuação das meninas, em coerência com a literatura, foi significativamente mais baixa que a dos meninos e observou-se que as crianças de 11 anos ou mais obtiveram pior desempenho quando comparadas às de 9 e 10 anos. Ao lado disso, verificou-se, tal como esperado, uma progressão no desempenho dos alunos com o avançar da escolaridade.

 

Biografia do Autor

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Santo Antônio de Jesus. Pós-doutoranda Júnior do CNPq em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e Líder do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LABIAP).


Vitória Lage Hohlenwerger, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Psicologia. Bolsista CNPq e Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LABIAP) – Santo Antônio de Jesus.

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Suehiro, A. C. B., & Hohlenwerger, V. L. (2016). Aquisição da Escrita em um grupo de escolares. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9247

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.