Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: rede de relacionamento em bases online

Autores

  • Lisandra Silva Borges USF
  • Maria Cristina Joly
  • Alexandre Serpa
  • Rosana Martins

Palavras-chave:

cientometria, produção científica, indicadores científicos

Resumo

O estudo refere-se à análise da produção científica em língua portuguesa sobre os construtos autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2014 em bases de dados Redalyc e CAPES, na subárea Psicologia que contou com 43 itens (50,8% artigos científicos, 20,5% capítulos de livros e 19,1% livros). Foi realizada análise cientométrica a partir das informações dos artigos e o escalonamento multidimensional e rede de relacionamentos entre os autores foi feita a partir das referências. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos artigos se refere à autorregulação, e nestes, a Teoria Social Cognitiva é a perspectiva teórica predominante. Quanto às referências, encontrou-se um total de 901 citações de 735 autores diferentes, sendo a maior parte destas procedentes de artigos científicos. A análise das redes apresentou o padrão de relacionamento entre eles e o alinhamento com cada um dos temas pesquisados.

Publicado

2016-10-20

Como Citar

Borges, L. S., Joly, M. C., Serpa, A., & Martins, R. (2016). Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: rede de relacionamento em bases online. Avaliação Psicológica, 15(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11209

Edição

Seção

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