Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: rede de relacionamento em bases online
Palavras-chave:
cientometria, produção científica, indicadores científicosResumo
O estudo refere-se à análise da produção científica em língua portuguesa sobre os construtos autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2014 em bases de dados Redalyc e CAPES, na subárea Psicologia que contou com 43 itens (50,8% artigos científicos, 20,5% capítulos de livros e 19,1% livros). Foi realizada análise cientométrica a partir das informações dos artigos e o escalonamento multidimensional e rede de relacionamentos entre os autores foi feita a partir das referências. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos artigos se refere à autorregulação, e nestes, a Teoria Social Cognitiva é a perspectiva teórica predominante. Quanto às referências, encontrou-se um total de 901 citações de 735 autores diferentes, sendo a maior parte destas procedentes de artigos científicos. A análise das redes apresentou o padrão de relacionamento entre eles e o alinhamento com cada um dos temas pesquisados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.