Modelos interventivo-terapêuticos em Avaliação Psicológica: Estado da arte no Brasil

Autores

Palavras-chave:

avaliação psicológica, avaliação terapêutica, psicodiagnóstico, psicodiagnóstico interventivo, intervenção

Resumo

Diferentes autores vêm descrevendo usos inovadores de recursos de Avaliação Psicológica para promoção de efeitos terapêuticos em Psicologias Clínica e/ou da Saúde. O presente artigo apresenta três modelos nessa direção, a saber, o Psicodiagnóstico Interventivo (PI), o Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica (PIOP) e a Avaliação Terapêutica (Therapeutic Assessment; TA). São apresentados os fundamentos, estrutura (tipo de técnicas e intervenções usadas), vantagens da proposta em relação ao modelo tradicional de Avaliação Psicológica e pesquisas sobre cada modelo, seguido de uma discussão sobre seus potenciais e limitações. Conclui-se que os modelos compartilham entre si a proposta de integrar avaliação e intervenção breves, promovendo efeitos terapêuticos ao proporcionar que as pessoas atendidas sejam acolhidas e tenham um conhecimento ampliado de suas queixas e seu potencial para lidar com as mesmas. Ao mesmo tempo, os três modelos apresentam limitações para o atendimento a queixas de alta gravidade ou em contextos de avaliação compulsória.

Biografia do Autor

Alessandro Antonio Scaduto, Departamento de Psicologia – Universidade Federal do Paraná (DEPSI-UFPR) - Curitiba

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia – Universidade Federal do Paraná (DEPSI-UFPR), na área de Avaliação Psicológica no contexto da Saúde.

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza

Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Vanessa Stumpf Heck, Grupo DOM – Serviços em Psicologia e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda na FFCLRP-USP e coordenadora de cursos no Grupo DOM

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Scaduto, A. A., Cardoso, L. M., & Heck, V. S. (2019). Modelos interventivo-terapêuticos em Avaliação Psicológica: Estado da arte no Brasil. Avaliação Psicológica, 18(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16543

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.