CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, FAMILIARES E ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SUPERDOTADOS E SUPERDOTADOS UNDERACHIEVERS

Autores

  • VANESSA TEREZINHA ALVES TENTES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Suerdotaçao, criatividade, inteligência, moivação

Resumo

Este estudo investigou diferenças entre 53 estudantes superdotados e 43 superdotados com baixa performance escolar (underachievers), dos gêneros masculino e feminino, em relação à inteligência, criatividade, motivação para aprender, autoconceito, desempenho escolar e atitudes parentais. Foram empregados testes psicométricos de inteligência, pensamento criativo, desempenho acadêmico e escalas de características pessoais, acadêmicas e motivacionais, autoconceito e atitudes parentais. Realizou-se análise de variância multivariada. Os resultados indicaram que estudantes superdotados obtiveram escores significativamente superiores nas medidas de inteligência, criatividade total e criatividade verbal, autoconceito (dimensões conduta comportamental e autoestima global) e desempenho escolar. Por outro lado, os underachievers se destacaram nas medidas de motivação extrínseca. Com relação ao gênero, os resultados sinalizaram diferenças significativas a favor dos alunos quanto à inteligência, e das alunas no que diz respeito à criatividade verbal, motivação intrínseca, autoconceito (dimensão autoestima global) e desempenho escolar. Não foram observadas diferenças significativas quanto às atitudes parentais.

Palavras-chave: superdotação; desempenho escolar; underachievement; inteligência; criatividade.

Biografia do Autor

VANESSA TEREZINHA ALVES TENTES, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, na área de Desenvolvimento Humano e Saúde. Atua como psicóloga clínica e institucional. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Humano, Educação Especial e Educação Inclusiva.

Publicado

2016-09-19

Como Citar

TENTES, V. T. A. (2016). CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, FAMILIARES E ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SUPERDOTADOS E SUPERDOTADOS UNDERACHIEVERS. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8434

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.