Crianças e adolescentes intoxicados por chumbo: práticas maternas e problemas de comportamento

Autores

  • Denise Dascanio Universidade Federal de São Carlos
  • Anne Maria Germane Victorine Fointaine Universidade do Porto
  • Edna Maria Marturano USP
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette UFSCAR

Palavras-chave:

distúrbios tóxicos, estilos parentais, distúrbios de comportamento

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar as práticas educativas maternas em crianças e adolescentes intoxicados por chumbo, bem como sua correlação com problemas de comportamento nos filhos. Foi utilizada uma versão reduzida do IEP para avaliar as práticas maternas e o SSRS-BR, versão professor, para problemas de comportamento. Participaram 155 estudantes, com idade média de 13 anos, pertencentes a três grupos: alta plumbemia (GAP), baixa plumbemia (GBP) e grupo de comparação (GC) e suas respectivas mães e professores. Os resultados indicaram que: (a) as mães das crianças do GAP utilizavam mais práticas educativas indutivas do que as do GC; (b) as mães do GBP utilizam mais práticas indutivas, menos coerção e mais negligência que os outros dois grupos. Como os resultados produziram diferenças pró e contra as evidências anteriores da literatura, defende-se uma análise mais geral das contingências de vida das crianças à época da contaminação e em etapas posteriores.

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Dascanio, D., Fointaine, A. M. G. V., Marturano, E. M., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Crianças e adolescentes intoxicados por chumbo: práticas maternas e problemas de comportamento. Avaliação Psicológica, 15(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11579

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)