Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr)

Autores

  • Alessandra Bolsoni-Silva
  • José Egídio Barbosa Oliveira
  • Sonia Loureiro

Palavras-chave:

habilidades sociais educativas, práticas educativas, problemas de comportamento, habilidades sociais, escola

Resumo

No contexto escolar habilidades sociais de professores e crianças, assim como problemas de comportamento concorrem para o desenvolvimento social e a aprendizagem dos alunos, verificando-se carência  de instrumento que avalie de modo integrado tais variáveis. Com tal proposito objetiva-se apresentar o instrumento RE-HSE-Pr e sua validação O RE-HSE-Pr foi elaborado na mesma racional de instrumento já aferido tendo os pais como fonte de informação, e sua apresentação após validação é de 9 perguntas guias, organizadas em três eixos: Comunicação, Afeto e Estabelecimento de limites. Participaram da amostra os professores de 283 crianças pré-escolares e escolares que responderam ao RE-HSE-Pr e ao Teacher's Report Form. Procedeu-se, conforme os procedimentos técnicos,  as avaliações das  validades de construto e discriminante e fidedignidade. Identificaram-se dois fatores (total positivo; total negativo), com alfa adequado e as análises discriminantes diferenciaram casos de não casos, meninos de meninas, pré-escolares de escolares. Os indicadores psicométricos foram satisfatórios.

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Bolsoni-Silva, A., Barbosa Oliveira, J. E., & Loureiro, S. (2019). Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr). Avaliação Psicológica, 18(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14685

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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