Estresse em um fio de cabelo: Revisão sistemática sobre cortisol capilar

Autores

  • Andressa Melina Becker da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

CORTISOL, FIO DE CABELO, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Resumo

A avaliação psicológica do estresse vem sofrido mudanças segundo os avanços tecnológicos, indo dos inventários aos métodos psicofisiológicos, com medidas mais precisas, como a concentração do cortisol. Técnicas mais invasivas, como a avaliação sanguínea ou salivar e da urina estão sendo substituídas pela análise capilar. Esta pesquisa fez uma revisão sistemática dos últimos 10 anos, com 19 estudos que utilizaram cortisol capilar como indicativo de estresse crônico, destacando o tipo de população e metodologia da análise bioquímica. Conclui-se que o cortisol medido pelo fio de cabelo pode ser um biomarcador de estresse crônico, já que avalia o estresse retrospectivo, além de não necessitar de medidas repetidas para isso, reduzindo os gastos com reagentes bioquímicos e sendo potencialmente útil em contexto clínico e esportivo.

Biografia do Autor

Andressa Melina Becker da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Cursando Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, setor de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. 

Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Dra. do Departamento de Pós Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Silva, A. M. B. da, & Fiorim Enumo, S. R. (2016). Estresse em um fio de cabelo: Revisão sistemática sobre cortisol capilar. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8993

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)