Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada
Palavras-chave:
velocidade de processamento, teste de trilhas coloridas infantil, WISC-IVResumo
A velocidade de processamento de informação se refere a realização de atividade mental em um certo período de tempo. O objetivo deste estudo foi investigar esta velocidade de processamento em adolescentes de 14 anos que frequentam escolas publica e privada. Foram selecionadas 14 adolescentes, do sexo feminino que cursavam o 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. Metade frequentava escola pública e a outras frequentavam escola privada. Foram avaliadas pelos testes: Teste de Trilhas Coloridas Infantil (TTCI), Código, Procurar símbolos e Cancelamento da WISC-IV e Teste de Matrizes progressivas Geral de Raven. O teste t mostrou maior número de quase erros no TTCI em meninas que frequentavam escola privada. Nenhuma diferença foi encontrada entre os dois grupos no código, procurar símbolos e cancelamento do WISC-IV. Sugere-se que a medida do número de quase erros revele maior sensibilidade no TTCI.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.