Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada

Autores

  • Luciene de Fatima Rocinholi UFRRJ

Palavras-chave:

velocidade de processamento, teste de trilhas coloridas infantil, WISC-IV

Resumo

A velocidade de processamento de informação se refere a realização de atividade mental em um certo período de tempo.  O objetivo deste estudo foi investigar  esta velocidade de processamento em adolescentes de 14 anos que frequentam escolas publica e privada. Foram selecionadas 14 adolescentes, do sexo feminino que cursavam o 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. Metade frequentava escola pública e a outras frequentavam escola privada. Foram avaliadas pelos testes: Teste de Trilhas Coloridas Infantil (TTCI), Código, Procurar símbolos e Cancelamento da WISC-IV e Teste de Matrizes progressivas Geral de Raven. O teste t mostrou maior número de quase erros no TTCI em meninas que frequentavam escola privada. Nenhuma diferença foi encontrada entre os dois grupos no código, procurar símbolos e cancelamento do WISC-IV. Sugere-se que a medida do número de quase erros revele maior sensibilidade no TTCI.

Biografia do Autor

Luciene de Fatima Rocinholi, UFRRJ

Departamento de Psicologia Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Rocinholi, L. de F. (2016). Processamento da informação em adolescentes de escolas pública e privada. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9006

Edição

Seção

Estudo Teórico

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