Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de Fluência Verbal infantil

Autores/as

  • Priscila do Nascimento Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Psicometria, Validade, tarefa de fluência verbal, escores estratégicos

Resumen

Os escores estratégicos na tarefa de fluência verbal fonológica (FVF) são utilizados na avaliação das habilidades executivas e linguísticas de crianças, e dois métodos para pontuação são empregados: valor bruto (VB) e taxas (TX). Existem poucas evidências da validade de constructo para cada. Este trabalho objetiva descrever as evidências de validade de constructo de VB e TX, considerando o modelo de busca estratégica na FVF. Administrou-se a FVF em 106 crianças saudáveis de 9 a 12 anos. Nas análises de regressão stepwise (VB), os três escores estratégicos são preditores significativos do número total de emissões. No TX, apenas taxa do tamanho médio de agrupamentos foi preditora. Nas análises de componente principal, VB gerou 2 fatores: organização e flexibilidade, enquanto que TX, apenas um fator bipolar: organização. Conclui-se que VB mostrou mais evidências de validade considerando o modelo multifatorial de busca estratégica, que pressupõe habilidades executivas de organização e flexibilidade.

 

Biografía del autor/a

Priscila do Nascimento Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Psicometria, Avaliação Psicológica

Publicado

2017-04-15

Cómo citar

Marques, P. do N. (2017). Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de Fluência Verbal infantil. Avaliação Psicológica, 16(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12466

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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