Adaptação para Libras da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes

Autores/as

  • Rosângela Prescendo Tonin Universidade Católica de Brasília

Palabras clave:

surdez, adolescência, língua de sinais, satisfação de vida.

Resumen

O objetivo da pesquisa foi adaptar para Libras, a Língua Brasileira de Sinais, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA). A adaptação foi realizada em sete etapas: 1) adaptação semântica; 2) tradução para Libras; 3) síntese das versões traduzidas; 4) avaliação da síntese por juízes; 5) análise semântica da escala em Libras; 6) retrotradução e 7) análise empírica. Nas quatro primeiras etapas e na retrotradução os participantes surdos e ouvintes eram adultos, proficientes em Libras e em Português, com formação universitária. A análise semântica foi desenvolvida por meio de grupo focal com adolescentes surdos. Na última etapa, 50 adolescentes surdos, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal responderam ao instrumento. A versão adaptada da EMSVA demonstrou boa consistência interna (λ2=0,89) na amostra de adolescentes surdos.

Biografía del autor/a

Rosângela Prescendo Tonin, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Letras, pelo UniCEUB; Brasília-DF (1995).

Mestre em Psicologia  pela Universidade Católica de Brasília (2016)

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal de Língua Portuguesa; Língua Portuguesa para Surdos e Informática na Educação Infantil.

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

Tonin, R. P. (2020). Adaptação para Libras da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes. Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15665

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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