Polivitimização e efeitos do bullying por pares em uma amostra brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220030

Palavras-chave:

Bullying, Comportamentos de risco, Adversidades na infância, Polivitimização, Suporte social

Resumo

O tipo de violência mais comum nas escolas é o bullying praticado por colegas. Este estudo tem como objetivo investigar a associação entre essa forma de vitimização e outras formas de violência e comportamentos de risco. Participaram do presente estudo 510 brasileiros adultos entre 18-59 anos (M = 30,64; DP = 10,47), 77,3% do sexo feminino. Os indivíduos responderam ao MAES e a um questionário sociodemográfico. Quarenta e sete vírgula 8 por cento relataram ter sofrido bullying, sendo esta vitimização associada a maiores taxas de todos os tipos de violência intrafamiliar, menor percepção de apoio social na infância e na adolescência, uso precoce de álcool, ideação suicida e vitimização física na idade adulta. Ser vítima de bullying está relacionado a outras formas de violência e comportamentos de risco, com menor rede de apoio social possivelmente desempenhando um papel na polivitimização.

Biografia do Autor

Jaqueline Portella Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Psicóloga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carolina Palmeiro Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Quésia Fernandes Cataldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Saraiva Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Mestranda em Cognição Humana no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Clarissa Marceli Trentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Giordani, J. P., Lima, C. P., Cataldo, Q. F., Almeida, F. S., & Trentini, C. M. (2023). Polivitimização e efeitos do bullying por pares em uma amostra brasileira. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 322–332. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220030

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos