Resiliartes: Uma Experiência Teatral no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20818

Palavras-chave:

Teatro, Curso de extensão, Experiências pedagógicas.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a experiência de um curso de extensão em Teatro desenvolvido no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha. A proposta teve o objetivo de proporcionar a(o)s cursistas conhecimentos em teatro por meio de práticas e reflexões sobre elementos artísticos e contextos socioculturais. A partir da abordagem do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, as oficinas foram organizadas em quatro módulos, destinados a (1) iniciação à linguagem teatral, (2) experimentação de práticas de interpretação, (3) conhecimento voltado às artes cênicas e dramaturgia nordestina e (4) montagem de um espetáculo teatral. Os encontros semanais consistiram em momentos de preparação técnica, estudo e debate, prática teatral e momentos de avaliação do processo. A experiência contribuiu para a formação da(o)s participantes e indica caminhos metodológicos para a elaboração de futuras propostas de oficinas de teatro em contextos de educação escolar.

Biografia do Autor

Ruan Kelvin Mascarenhas de Oliveira, IF Baiano – Campus Serrinha

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IF Baiano – Campus Serrinha.

Luis Eduardo Matos Reis, IF Baiano – Campus Serrinha

Docente no IF Baiano – Campus Serrinha. Mestre em Ensino, Filosofia e História da Ciência (UFBA). Graduado em Licenciatura em Química (UFBA).

Suellen Nascimento dos Santos, IF Baiano – Campus Serrinha

Docente no IF Baiano – Campus Serrinha. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração (UFES). Mestre em Economia Doméstica e Graduada em Gestão de Cooperativas (UFV).

Eudes Oliveira Cunha, Instituto Federal Baiano (IF Baiano)

Docente no IF Baiano – Campus Serrinha. Doutor em Educação (UFBA). Graduado em Licenciatura em Música (UFBA).

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Oliveira, R. K. M. de, Reis, L. E. M., Santos, S. N. dos, & Cunha, E. O. (2021). Resiliartes: Uma Experiência Teatral no Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20818

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.