Autores
					
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								Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
							
															
									Instituto de Psicologia USP
																	
																																				
																		
										http://orcid.org/0000-0001-5317-4459
									
								
													
 
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								Nara Helena Lopes Pereira da Silva
							
															
									Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
																	
																																		
 
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								Erika Rodrigues Colombo
							
															
									Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
																	
																																		
 
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								Pedro Monteiro dos Santos Neto
							
															
									Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia
																	
																																		
 
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								Aimée Marcella Bielakowicz Giannaccari Martins
							
															
									Escritório de Saúde Mental PRG USP
																	
																																		
 
										
				
			
																	
			
									
				
										Palavras-chave:
				
				
											Desenhos; Psicoterapia On-line; Psicopatologia fenômeno-estrutural; Universidade; Covid-19.									
			
			
										
					Resumo
					A partir do método fenômeno-estrutural realizou-se uma análise de desenhos confeccionados em psicoterapia on-line durante a pandemia Covid-19 com um estudante universitário que refere ideação suicida no acolhimento inicial. Os desenhos mostram a evolução do processo, com temáticas que trazem a intensificação do sofrimento psíquico durante a pandemia. O jovem mostra talento estilístico ao se expressar em imagens, o sentimento de perda e a angústia da solidão. Seus desenhos são considerados um autorretrato, apresenta elementos sensoriais e também de rupturas, mas os primeiros prevalecem. Observa-se que o envolvimento subjetivo se desvela nas imagens, como indicativo da potência do encontro terapêutico mediado pelas tecnologias digitais. A análise fenômeno-estrutural mostrou-se significativa, ao permitir a livre manifestação da subjetividade e uma compreensão profunda do sofrimento do aluno.
				
			
			
						
																																																																																																
					
													Biografia do Autor
											
					
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																																							Andrés Eduardo Aguirre Antúnez,  Instituto de Psicologia USP 
																	
								
									Psicólogo, Professor do Instituto de Psicologia e professor subsidiário do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina; Coordenador do Escritório de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

 
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																								- 
								
																																							Nara Helena Lopes Pereira da Silva,  Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia 
																	
								
									Psicóloga, Pós-doutoranda do IPUSP. Doutora pela USP/RP
								 
							 
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																																							Erika Rodrigues Colombo,  Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia 
																	
								
									Psicóloga, Doutoranda do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP
								 
							 
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																																							Pedro Monteiro dos Santos Neto,  Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia 
																	
								
									Graduando em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
								 
							 
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																																							Aimée Marcella Bielakowicz Giannaccari Martins,  Escritório de Saúde Mental PRG USP 
																	
								
									Psicóloga, Graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado. Colaboradora do Escritório de Saúde Mental, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo
								 
							 
																
				
			
										
					
						Referências
					
					
																					FAPESP 2018/19.520-8, CNPq 302417/2018-4, FAPESP 2018/11351-2.