Uma Canoa na Tempestade: O Acolhimento Psicológico Emergencial na Pandemia da Covid-19

Autores

  • Ana Maria Campos da Rocha Graduanda em psicologia pela Universodade Federal do Pará
  • Lana Yasmin Leal da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Daniel Castro Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22531

Palavras-chave:

Assistência Estudantil;, Psicologia Humanista;, Saúde Mental, Terapia Centrada no Cliente, Plantão Psicológico

Resumo

A oferta de programas de assistência aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem se apresentado como uma rede de apoio fundamental ao realizar ações integradas de acolhimento pedagógico, psicossocial e amparo econômico, viabilizando, dessa forma, a promoção de saúde dos discentes e a sua permanência na universidade. Na UFPA, as ações de assistência estudantil são gerenciadas pela Superintendência de Assistência Estudantil e sua Coordenadoria de Integração Estudantil (SAEST/CIE), sendo um destes serviços o Acolhimento Psicológico Emergencial (APE), o qual buscou ofertar uma escuta qualificada e amparar os alunos em vulnerabilidade emocional, disponibilizando atendimentos remotos por meio de chamadas de vídeo. O serviço se mostrou como uma rede de apoio importante aos discentes que estão vivendo neste momento pandêmico. O APE foi um serviço benéfico não apenas aos discentes da graduação que buscaram atendimento, mas também a formação da equipe de estagiários que prosseguiu atuando mesmo diante das adversidades.

Biografia do Autor

Ana Maria Campos da Rocha, Graduanda em psicologia pela Universodade Federal do Pará

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPa), ingressa no ano de 2016. Bolsista PIBIC pelo projeto "a clínica na contemporaneidade: atuação de psicólogos da Abordagem Centrada na Pessoa na Atenção Básica"

Lana Yasmin Leal da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Formanda do curso de psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e bolsista (PROAD/UFPA).

Daniel Castro Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando do curso de psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e bolsita (PROAD/UFPA)

Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

 Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP), Professora Adjunta FAPSI/PPGP (UFPa)

Referências

Afonso, P. (2020). The impact of the COVID-19 pandemic on mental health. Acta medica portuguesa, 33(5), 356-357. Recuperado em 15 de abril de 2020, de https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13877

Almeida, A. P., Barretto, A. M. L., de Oliveira, D. F. L., da Silva, L. D. S. P., & Rodrigues, L. C. (2020). Assistência estudantil psicossocial: caracterização do acolhimento em um projeto de extensão na UFPA. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14402-14415. Doi:10.34117/bjdv6n3-347

Amatuzzi, M. M. (2001). Por uma psicologia humana. Campinas, SP: Alínea.

Brasil. (2010). Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Regulamenta o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. D. S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. Doi: 10.1590/1982-0275202037e200090

Fadairo, G. F. D., de Mattos, C. A. C., Santiago, A. M., & de Mattos Teixeira, C. A. (2020). A assistência estudantil no Brasil: uma avaliação na gestão da Universidade Federal do Pará. Debates em Educação, 12(27), 370-387. Doi: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p370-387

Imperatori, T. K. (2017). A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serviço social & sociedade, São Paulo, n. 129, p. 208-303. Doi: 10.1590/0101-6628.109

Lisboa, M. L., & Crepaldi, M. A. (2003). Ritual de despedida em familiares de pacientes com prognóstico reservado. Paidéia (Ribeirão Preto), 13(25), 97-109. Doi: 10.1590/S0103-863X2003000200009

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. Doi: 10.1590/1982-0275202037e200067

Neves, C. E. B., Raizer, L., & Fachinetto, R. F. (2007). Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, (17), 124-157. Doi: 10.1590/S1517-45222007000100006

Ornell, F. E. L. I. P. E., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. (2020). Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista debates in psychiatry, 2-7. Doi: 10.1590/1516-4446-2020-0008

Paula, M. D. F. C. D. (2017). Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22(2), 301-315. Doi: 10.1590/s1414-40772017000200002

Pinheiro, E. B. (2014). A Política Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Pará (UFPA): A Perspectiva de Atuação da Equipe Multiprofissional no Atendimento aos discentes. Recuperado em: 15 de abril de 2021, de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1314

Pinheiro, E. (2016). Programa de Assistência Estudantil Permanência 2015: Apresentações e Reflexões. Revista Conexões de Saberes, 1(1). Doi: 10.18542/cs.v1i1.3914

Reardon, S. (2015). Ebola’s mental-health wounds linger in Africa. Nature News, 519(7541), 13. Nature, 519, 13-14. Doi:10.1038/519013a

Recktenvald, M., Mattei, L., & Pereira, V. A. (2018). Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 23(2), 405-423. Doi: 10.1590/s1414-40772018000200008

Salata, A. (2018). Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?. Tempo Social, 30(2), 219-253. Doi: 10.11606/0103-2070.ts.2018.125482

Saccaro, A., França, M. T. A., & Jacinto, P. A. (2016). Retensão e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. 44° Encontro Nacional de Economia-Anpec, 2016, Brasil. Recuperado em 15 de abril de 2021, de http://hdl.handle.net/10923/10648.

Schmid, P. F. (2001). Authenticity: The person as his or her own author. Dialogical and ethical perspectives on therapy as an encounter relationship. And beyond. Rogers’ therapeutic conditions: Evolution, theory and practice, 1, 217-232. Recuperado em 15 de abril de 2021, de https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.553.8153&rep=rep1&type=pdf.

Schmid, P. F. (2001). Acknowledgement: The art of responding. Dialogical and ethical perspectives on the challenge of unconditional relationships in therapy and beyond. Rogers’ therapeutic conditions: Evolution, theory and practice, 3, 155-171. Recuperado em 15 de abril de 2021, de https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.516.9338&rep=rep1&type=pdf.

Shigemura, J., Ursano, R. J., Morganstein, J. C., Kurosawa, M., & Benedek, D. M. (2020). Public responses to the novel 2019 coronavirus (2019‐nCoV) in Japan: Mental health consequences and target populations. Psychiatry and clinical neurosciences, 74(4), 281. Doi: 10.1111/pcn.12988.

Tassinari, M. A. (1999). Plantão Psicológico Centrado na Pessoa como Promoção de Saúde no Contexto Escolar (Diessertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tassinari, M. A., & Durange, W. (2019). Plantão psicológico centrado na pessoa: Um diálogo sobre a teoria e prática. Plantão e a clínica da urgência psicológica (p. 21-42). Curitiba, PR: Editora CRV. Doi: 10.24824/978854443167.2.

Universidade Federal do Pará [UFPA]. (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025. Disponível em: https://portal.ufpa.br/images/docs/PDI_2016-2025.pdf.

Universidade Federal do Pará [UFPA]. (2019). Superintendência de Assistência Estudantil. Relatório Anual de atividades 2019. Disponível em: https://proad.ufpa.br/documentos/Relatorio%20de%20Gestao/Relatorio_de_Gestao_PROAD_2019.pdf.

Yuki, M., & Schug, J. (2020). Psychological consequences of relational mobility. Current opinion in psychology, 32, 129-132. Doi: 10.1016/j.copsyc.2019.07.029.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Campos da Rocha, A. M., Leal da Silva, L. Y., Castro Silva, D., & Magalhães Franco do Espírito Santo, P. do S. (2021). Uma Canoa na Tempestade: O Acolhimento Psicológico Emergencial na Pandemia da Covid-19. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22531

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.