Uma Canoa na Tempestade: O Acolhimento Psicológico Emergencial na Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22531Palavras-chave:
Assistência Estudantil;, Psicologia Humanista;, Saúde Mental, Terapia Centrada no Cliente, Plantão PsicológicoResumo
A oferta de programas de assistência aos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem se apresentado como uma rede de apoio fundamental ao realizar ações integradas de acolhimento pedagógico, psicossocial e amparo econômico, viabilizando, dessa forma, a promoção de saúde dos discentes e a sua permanência na universidade. Na UFPA, as ações de assistência estudantil são gerenciadas pela Superintendência de Assistência Estudantil e sua Coordenadoria de Integração Estudantil (SAEST/CIE), sendo um destes serviços o Acolhimento Psicológico Emergencial (APE), o qual buscou ofertar uma escuta qualificada e amparar os alunos em vulnerabilidade emocional, disponibilizando atendimentos remotos por meio de chamadas de vídeo. O serviço se mostrou como uma rede de apoio importante aos discentes que estão vivendo neste momento pandêmico. O APE foi um serviço benéfico não apenas aos discentes da graduação que buscaram atendimento, mas também a formação da equipe de estagiários que prosseguiu atuando mesmo diante das adversidades.
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