Aprender a atender em plantão psicológico: sobre a formação em Psicologia Clínica

TRAINING IN CLINICAL PSYCHOLOGY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24055

Palavras-chave:

Plantão Psicológico, Fenomenologia Existencial, Formação em Psicologia Clínica

Resumo

Este artigo trata da formação em psicologia clínica. Relato de experiência de um aluno de graduação em Psicologia aprendendo a realizar atendimentos psicológicos em um serviço de Plantão Psicológico. Divisão entre teoria e prática, sendo a primeira ensinada no início do curso e a segunda na fase final como aplicação do aprendido teoricamente. Para tal, discute a a formação em psicologia clínica na graduação e na IFES deste aluno, especificamente. Como método, adotou-se o método autoetnográfico da biografização registrada em diários de bordo do graduando. Foi pensado o processo de aprendizado - a experiência - pelo qual passa o graduando, questionando a correspondência deste processo com o modelo vigente nas universidades. As experiências iniciais com a situação clínica foram cotejadas com análises semelhantes na literatura científica, propondo considerações sobre a formação em psicologia. Conclui-se a importância da vivência profissional na formação em Psicologia desde a fase inicial do curso.

Biografia do Autor

Lucca de Menezes Passos Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais

Paulo Evangelista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2019. Sub-coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial da UFMG. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. 

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Barbosa, L. de M. P., & Rodrigues Alves Evangelista, P. E. (2023). Aprender a atender em plantão psicológico: sobre a formação em Psicologia Clínica: TRAINING IN CLINICAL PSYCHOLOGY. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 15(1). https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24055

Edição

Seção

Estudos Téoricos/Ensaios