Saúde, Home Office e Trabalho Docente

Construção Compartilhada de Estratégias de Sobrevivência em Tempos de Pandemia

Autores

  • Fernanda S. Nscimento UFPE
  • Renata Almeida UniFBV
  • Edna Granja UniFBV
  • Diogo H Helal Fundação Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Covid-19; Home Office; Trabalho Docente; História Oral; Saúde

Resumo

Esse artigo busca responder questões acerca do trabalho docente na forma remota, bem como fazer reflexões de como conciliar esse trabalho com a vida pessoal, já tão atribulada e ainda como preservar a saúde biopsicossocial nesse cenário. Todas as reflexões foram feitas a partir da história de quatro professores de um Centro Universitário privado em Pernambuco. Dessa forma, reflete nosso compromisso de produzir uma narrativa sobre o trabalho docente na Pandemia que considerem as vozes dos/das professores. Nesse contexto, tomamos a escrita como uma estratégia de sobrevivência. Distantes dos pressupostos metodológicos do projeto científico moderno, que partem da neutralidade e exigem distanciamento do objeto estudado, decidimos escrever sobre nossas experiências como docentes. Entendemos que os fundamentos epistemológicos da História Oral e da fenomenologia podiam nos apoiar no investimento de contar a história do tempo presente, através da construção compartilhada de narrativas sobre o momento que vivemos.

Biografia do Autor

Fernanda S. Nscimento, UFPE

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta I da Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste.

Renata Almeida, UniFBV

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do Centro Universitário UniFBV. 

Edna Granja, UniFBV

Doutora em Ciências (Saúde Pública), na área de Gênero e Sexualidade pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figeuira/FIOCRUZ-RJ. Docente do Centro Universitário UniFBV. 

Diogo H Helal, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador Associado da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Referências

Albertini, V. (2002). Narrativas na história oral (Proposta de Simpósio temático apresentada à Associação Nacional de História – ANPUH –, com vistas à participação no XXII Simpósio Nacional de História, realizado em João Pessoa (PB) em 27 de jul-1º de ago. 2003). Boletim Eletrônico da ABHO, Especial nº 1.

Amatuzzi, M.M. (2001). Por uma psicologia humana. Campinas: editora Alínea

Bendassolli, P. F. & Gondim, S. M. G. (2014). Significados, sentidos e função psicológica do trabalho: Discutindo essa tríade conceitual e seus desafios metodológicos. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá (Colombia), 32(1), 131-147.

Bittencourt, R. N. (2020). Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, 19(221), .168-178

Bom Meihy, J. C. S. (1996). (Re)Introduzindo a História Oral no Brasil. São Paulo: Xamã.

Brasil, Ministério da Educação. Portaria nª 345 de 19 de março de 2020, Diário oficial, Brasília.

CNTE. (2020). Trabalho docente em tempos de pandemia. Relatório Técnico. Brasília

Coutinho, M. H.B & SATO, L. (Orgs.). (2017). Psicologia Social do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes.

Denzin, N. K. & Lincoln, Y. (2006). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: Denzin, N. K. & Lincoln, Y. (Orgs.) Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. (pp.15-41) Porto Alegre: Artmed

Doerdelein, J. (2017) O livro dos ressignificados. São Paulo: Paralela.

Evaristo, C. (2014). Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional.

Fabbro, M. R. C. & Heloani, J. R. M. (2010). Mulher, maternidade e trabalho acadêmico. Invest. educ. enferm, Medellín, 28 (2), 176-186

Foucault, M. (1987). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes.

Fouacult, Ml (2010). A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982) (3ª ed) São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Forghieri, Y.C. (2002). Psicologia Fenomenológica – fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2ª Edição

Franco, D. S. & Ferraz, D. L. da S. (2019). Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, 17(spe), 844-856.

Han, B.C., (2015) Sociedade do cansaço. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Hirata, H. (2001/02). Globalização e divisão sexual do trabalho. Cadernos Pagu, 17(18), 139-156.

Hirata, H. & Kergoat, D. (2003). A divisão sexual do trabalho revisitada. In: Mauriani, M. & Hirata, H. (Org.). (2001). As novas fronteiras da desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho. (pp.111-123) São Paulo: Senac.

Honorato, H. G. & Marcelino, A. C. K. B. (2020). A Arte de Ensinar e a Pandemia Covid-19: a visão dos professores. REDE – Revista Diálogos em Educação, 1(1), 208-220.

IBGE. (2012) Mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens em tarefas domésticas. Agência IBGE de Notícias.

Instituto Nacional De Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018. From http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/apresentacao_censo_superior2018.pdf

Ishikawa, E. Y. & Santos, L. W.. (2006) Contribuição da História Oral à Pesquisa Organizacional. In: Godoi, C. K. & Bandelira-de-Mello, R. & ; Silva, A. B. da (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. (pp.181-206) São Paulo: Saraiva.

Leão, N. et.al. (2020) Trabalho e vida das mulheres na pandemia. In: Oliveira, Dalila Andrade & Pochmann, Marcio (Orgs.) A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia (1. ed.) (pp.289-310) Brasília: Gráfica e Editora Positiva: CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente.

Macêdo, S. (2020). Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia COVID-19: tecendo sentidos. Revista do NUFEN, Belém, 12(2), 187-204.

Oliveira, C. (2020). EAD x Regime Remoto. É tudo a mesma coisa? Todos contra Coronavírus – PUC Goiás. From http://coronavirus.pucgoias.edu.br/noticias/ead-x-regime-remoto-e-tudo-a-mesma-coisa/.

Oliveira, Dalila Andrade & Pereira Júnior, Edmilson (2020) Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: Oliveira, Dalila Andrade & Pochmann, Marcio (Orgs.) A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia (1. ed.) (pp.207-228) Brasília: Gráfica e Editora Positiva: CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente.

OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). From https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Paugam, S. (2001) O enfraquecimento e a ruptura dos vínculos sociais. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social.( 2ª ed.) (pp.67-86), RJ: Petrópolis.

PROIFES. (2020). Orientações para a retomada das aulas: reflexões sobre o ensino em tempo de pandemia. Brasília: PROIFES, From https://www.proifes.org.br/site/download.php?p=conteudos&f=0103971.pdf&s=proifes-federacao-lanca-documento-com-orientacoes-e-reflexoes-para-o-retorno-as-aulas.

Santos, B. de S. (2020) A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almeida, S.A..

Silva, F. V. da. (2016) Violência dirigida aos professores na internet: um estudo na rede social Twitter. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

World Health Organization. (WHOa) Novel Coronavirus (2019-nCoV) Situation report -1. De 21 de January 2020. From https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4

World Health Organization. (WHOb) Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51 Data as reported by national authorities by 10 AM CET 11 March 2020 From https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Sardelich Nascimento, F., Barreto Fernandes de Almeida, R., dos Santos Granja, E. M., & Helal, D. H. (2021). Saúde, Home Office e Trabalho Docente: Construção Compartilhada de Estratégias de Sobrevivência em Tempos de Pandemia. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/22467

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.