Contribuições da ética humanista e do pensamento Rogeriano no manejo das perdas gestacionais
DOI:
https://doi.org/10.26823/rnufen.v17i1.25654Palavras-chave:
Luto Gestacional, Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia Humanista, Psicologia Obstétrica.Resumo
O presente ensaio teve por objetivo explorar as contribuições da ética humanista, em especial, do pensamento Rogeriano, no manejo psicológico das perdas gestacionais, ressaltando a importância do acolhimento aos pais enlutados. A intersecção destes temas com a Psicologia Obstétrica, área essencial para auxiliar famílias durante o ciclo gravídico puerperal, revelou-se primordial a partir do levantamento bibliográfico realizado, em específico, para embasar o manejo nas situações de óbito fetal. No que tange aos resultados, observouse que a Abordagem Centrada na Pessoa possui atitudes facilitadoras, como congruência, aceitação positiva incondicional e a compreensão empática, que podem ser aplicadas pelo psicólogo obstétrico ao realizar o acolhimento das perdas gestacionais. Destacamos, também, a necessidade de uma postura do psicólogo, baseada em depositar confiança no potencial de crescimento dos indivíduos, e da realização de mais pesquisas nessa área, já que foi constatada a dificuldade de encontrar conteúdo científico específico sobre o tema.
Referências
Amatuzzi, M. (2012). Rogers: Ética Humanista e Psicoterapia. 2ª Edição. Campinas: Editora Alínea.
American Psychiatric Association (APA). (2023). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. Porto Alegre: Artmed.
Angrimani, D. (2022). Perdi meu bebê: uma companhia para atravessar o luto gestacional, perinatal e neonatal. São Paulo: Instituto do Luto Parental.
Clem, L. Hoch, V. A. (2021). Luto e Perda: a Abordagem Centrada na Pessoa como uma possibilidade de ressignificação. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, 6, e29781. https://periodicos.unoesc.edu.br/ apeusmo/article/view/29781/17174
Dematte, S. C. (2003). Psiconeuroendocrinoimunologia do Estresse. (Trabalho de Conclusão de Curso (Superior) – Curso de Biologia). UniCEUB, Brasília, DF. https://repositorio.uniceub.br/jspui/ bitstream/123456789/2501/2/9765596.pdf
Lemes, P., et al. (2018). Luto Materno Perinatal: Um Estudo a partir da Abordagem Centrada Na Pessoa (Trabalho de Conclusão de Curso (Superior) – Curso de Psicologia). UNIVAG, Várzea Grande, MT.
https://www.repositoriodigital.univag.com.br/index.php/Psico/article/view/420/.
Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320-332. https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/
Muza, Júlia Costa, Sousa, Erica Nascimento de, Arrais, Alessandra da Rocha, & Iaconelli, Vera. (2013). Quando a morte visita a maternidade: atenção psicológica durante a perda perinatal. Psicologia: teoria e prática, 15(3), 34-48. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000300003
Oliveira, M.; et al. (2020). Fatores associados ao aborto espontâneo: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 20(2), 361-372. https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/ tX8xjD4L48d5wRfPnfY6RkF/?format=pdf
Rogers, C. (2009). Tornar-se Pessoa. 6ª Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.
Schiavo, R. (2020). Produção científica em Psicologia Obstétrica/Perinatal. Brazilian Journal of Health Review, 3(6), 16204-16212. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-046
Silveira, J.; et al. (2020). Cap. 15: O Luto nas Diferentes Etapas do Desenvolvimento Humano. COSTA, E. Psicologia em Foco: Temas Contemporâneos. Guarujá-SP: Editora Científica. https://doi.org/10.37885/200700788
Talamone, R. (2020). Diretrizes orientam assistência ao luto por perda do bebê na gestação ou primeiros dias de vida. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/ciencias/ciencia-pesquisadora-organiza-diretrizes-para-aassistencia-a-maes-e-familiares-no-luto-perinatal/
Tassinari, M.; et. al. (2011). A Inserção da Abordagem Centrada Na Pessoa no contexto da saúde. Revista do Nufen, 01(01), 183-199. https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.