Cartas para Clarice: oficina de escrita com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.22201Palavras-chave:
autoria, linguagem escrita, literatura, Lispector Clarice (1920-1977)Resumo
O objetivo deste relato de experiência profissional é descrever uma oficina de escrita e produção de textos realizada com estudantes do ensino fundamental como parte de um projeto de extensão universitária sobre Clarice Lispector (1920-1977). A oficina teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da autoria e foi realizada em 2018 em uma escola privada, mediada por um docente de uma universidade pública. A oficina envolveu encontros semanais para o estudo sobre a biografia da autora, para leitura de alguns contos e de suas obras infantis, bem como para o contato com as máquinas de escrever e estudo de gêneros como contos, cartas e bilhetes. Um livro com as produções textuais dos estudantes foi organizado ao final do projeto, sendo alguns desses escritos analisados no presente artigo. A experiência foi considerada exitosa por permitir uma reflexão sobre a construção da autoria, possibilitando que os estudantes também ocupassem essa posição.
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