Cartas para Clarice: oficina de escrita com alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.22201

Palavras-chave:

autoria, linguagem escrita, literatura, Lispector Clarice (1920-1977)

Resumo

O objetivo deste relato de experiência profissional é descrever uma oficina de escrita e produção de textos realizada com estudantes do ensino fundamental como parte de um projeto de extensão universitária sobre Clarice Lispector (1920-1977). A oficina teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da autoria e foi realizada em 2018 em uma escola privada, mediada por um docente de uma universidade pública. A oficina envolveu encontros semanais para o estudo sobre a biografia da autora, para leitura de alguns contos e de suas obras infantis, bem como para o contato com as máquinas de escrever e estudo de gêneros como contos, cartas e bilhetes. Um livro com as produções textuais dos estudantes foi organizado ao final do projeto, sendo alguns desses escritos analisados no presente artigo. A experiência foi considerada exitosa por permitir uma reflexão sobre a construção da autoria, possibilitando que os estudantes também ocupassem essa posição. 

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Fabio Scorsolini-Comin é Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Scorsolini-Comin, F. (2023). Cartas para Clarice: oficina de escrita com alunos do ensino fundamental. REVISTA DO NUFEN: PHENOMENOLOGY AND INTERDISCIPLINARITY, 15(1). https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.22201

Edição

Seção

Relato de Experiência

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