Luto antecipatório materno: uma revisão integrativa nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.19227

Palavras-chave:

maternidade, luto, hospital, equipe multidisciplinar

Resumo

O processo de elaboração do luto é de extrema complexidade, principalmente quando relacionado à perda de um filho. O presente trabalho objetivou identificar os principais sentimentos e fatores sociais que podem influenciar durante a elaboração do luto antecipatório materno. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional, por meio de consulta as bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (Bvs) Scielo e Pepsic. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, restaram 5 artigos para análise. Os resultados indicam que os principais sentimentos despertados durante a elaboração do luto materno foram à tristeza (n = 4), culpa e frustração (n = 3). Também foi constatado que o apoio da família e da equipe multiprofissional hospitalar são os principais fatores sociais associados à elaboração do luto materno.

Biografia do Autor

Luisa Bento Bisotto, PUCRS

Atualmente é formanda do curso de psicologia da PUCRS. Realizou estágio de clínica psicológica na área hospitalar, com ênfase na maternidade.

Nicolas de Oliveira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA/2017), mestre em psicologia clínica (PUCRS/2019). Atualmente é doutorando em psicologia clínica no grupo de Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner de Lara Machado. Possui experiência acadêmica nos seguintes temas: Coping, Estigma, Envelhecimento, Intervenções Tecnológicas, Neuropsicologia, Jogos Eletrônicos, Reserva Cognitiva, Revisões Integrativas e Sistemáticas.

Irani Iracema de Lima Argimon, PUCRS

Psicóloga (PUCRS, 1979), Mestre em Educação (PUCRS, 1997) e Doutora em Psicologia (PUCRS, 2002). Atualmente é Professora Titular e coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do PPGP da PUCRS desde 2004. Também é Professora Titular do Pós-Graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Bisotto, L. B., Cardoso, N. de O., & Argimon, I. I. de L. (2021). Luto antecipatório materno: uma revisão integrativa nacional. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.19227

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.