Revisão integrativa de literatura das percepções de adolescentes sobre a experiência da medida socioeducativa
DOI:
https://doi.org/10.26823/rnufen.v17i1.26252Palavras-chave:
Adolescentes, Medidas socioeducativas, Ato infracional e PercepçãoResumo
O objetivo do artigo é compreender a percepção do adolescente sobre as suas experiências na medida socioeducativa. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório e qualitativo. Dos seis artigos que compõem a amostra final selecionada para a análise, verificou-se que a maior parte das produções selecionadas estão entre os anos de 2018 e 2023 nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As discussões recorrentes foram sobre a percepção dos adolescentes sobre o ato infracional e comportamento de risco e as repercussões do ato infracional no contexto familiar. A revisão apontou que apesar do cenário adverso, os estudos sinalizaram para a importância de estratégias de intervenção que valorizem a família como mediadora no processo socioeducativo, associadas a políticas públicas que garantam oportunidades educacionais, profissionais e de inclusão social.
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