A Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Adaptações Realizadas por Pesquisadores no Brasil
Resumo
O objetivo dessa revisão sistemática é analisar a aplicação da clínica psicodinâmica do trabalho no Brasil. Para tanto, buscar-se-á avaliar se os dispositivos clínicos propostos na metodologia de Dejours são utilizados como o prescrito pelo autor e identificar as adaptações realizadas ao modelo. Realizou-se um levantamento bibliográfico no banco de dados da plataforma Scopus, Capes, PePSIC, SciELO e BDTD. Considerou-se como critério para o levantamento os descritores “Clínica” AND “Psicodinâmica do trabalho” no período de 2015 a 2020. Os resultados indicam que 68% do total de produções utilizou na íntegra o prescrito dos dispositivos clínicos da clínica psicodinâmica do trabalho e 32% das pesquisas realizaram adaptações em seu percurso metodológico, adaptando o método com o uso de dinâmicas e oficinas no espaço coletivo e em demandas emergenciais nos atendimentos clínicos na modalidade individual, tendo a psicodinâmica e a psicanálise como suporte teórico.
Palavras-chave: psicodinâmica, trabalho, clínica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.