Construção e Evidências de Validade do Questionário de Avaliação de Assédio Moral no Trabalho (QAAMT)

Autores

Resumo

Esse estudo teve como objetivo construir e apresentar evidências de validade do Questionário de Avaliação de Assédio no Trabalho (QAAMT) para avaliar o assédio moral no trabalho (AMT) nas manifestações vertical descendente e horizontais. Participaram da pesquisa 428 profissionais da área da saúde, distribuídos em sete instituições no Estado de Goiás. O QAAMT é composto por três escalas que avaliam o AMT advindo do chefe, da equipe e do colega para o trabalhador. Inicialmente, cada escala foi constituída de 30 itens em formato Likert de cinco pontos. Realizou-se a análise semântica e de juízes (k = 0,95) e a análise fatorial exploratória, pelo método das formas paralelas. Todos os pressupostos para as análises propostas foram atendidos e aceitos. A escala AMTchefe-trabalhador configurou-se como unifatorial (α = 0,97), a AMTequipe-colega bifatorial (implícito, α = 0,92; explícito, α = 0,84), a AMTcolegatrabalhador trifatorial (implícito, α = 0,89; explícito, α = 0,84; intimidador, α = 0,70). O QAAMT apresentou evidências de validade aparente e de construto.


Palavras-chave: assédio moral, escala, validação.

Biografia do Autor

Aline Cristiane Monteiro Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Aluna do Mestrado em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Ivone Félix de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicometria, Psicodiagnóstico e Gerontologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, pesquisas institucionais, consultoria, cultura e clima organizacional, diagnóstico institucional, justiça nas organizações, valores humanos, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, avaliação de desempenho, saúde ocupacional (estresse e burnout), psicodiagnóstico adulto e criança, personalidade, psicologia jurídica, psicometria, técnicas projetivas, Assessoria no Programa de Gerontologia Social.

Sebastião Benício da Costa Neto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Professor Adjunto II, orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no período de 2006 a 2008. Membro de Grupos de Trabalho da ANPEPP desde 2006. Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela PUC Goiás - antes Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em psicologia hospitalar (CEPAN/Goiânia, 1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002 - Estágio doutoral no Hospital Universitário Gregório Maraon/Unidade Oncológica Príncipe de Astúrias - MADRID), pós-doutorado (1) em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com trabalho na área de Editoração de Revista Científica em Psicologia e pós-doutorado (2) pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho/Braga/Portugal (2018), com trabalho na área da educação e colaboração interprofissional em saúde. Foi Coordenador do Serviço de Psicologia da Fundação Leide das Neves Ferreira, trabalhando com radioacidentados pelo Césio-137, em Goiânia (1989-1991). Atualmente é psicólogo hospitalar da Universidade Federal de Goiás com atividades no Hospital das Clínicas/EBSERH. É Ex-Chefe da Seção de Psicologia do HC/UFG, Ex-Coordenador dos Serviços Multiprofissionais de Saúde do HC/UFG; Ex-Coordenador Geral dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional do Hospital das Clínicas da UFG (2013-2015), Ex-Coordenador (2014 a 2016) e atual Coordenador (2019 a 2021) da Comissão de Residência Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Goiás (COREMU UFG) e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP - 2010/2012; 2013/2015; 2019-atual) e co-responsável pelo Boletim da ABEP. Foi membro da Comissão de Certificação da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia - SBPO (2006 a 2010), tesoureiro da Asociacion Latinoamericana de Psicología de la Salud - ALAPSA (2005-2008) e da ALAPSA BRASIL (2007-2012). Atuou como Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Psicologia 9a Região - Goiás e Tocantins (2007-2010). É Coordenador de Grupo Tutorial do PET Interprofissionalidade da PUC Goiás e Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Goiânia (2019-2021). Tem certificação em Psicologia da Saúde pela Associação Latinoamericana de Psicologia da Saúde (ALAPSA Brasil) e em Psico-Oncologia pela SBPO. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: qualidade de vida, psicologia da saúde e educação interprofissional em saúde.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos