Escala de Estresse Acadêmico: Avaliando a Estabilidade dos Parâmetros Psicométricos na Pandemia da COVID-19
Resumo
O estresse acadêmico impacta negativamente na vida de universitários. Diante disso, o estudo se propôs a investigar a possibilidade do novo cotidiano, derivado da pandemia da COVID-19, impactar nos parâmetros psicométricos da Escala de Estresse Acadêmico (EEA). Para tanto, foram estudadas duas amostras de estudantes universitários. A primeira amostra, denominada pré-pandemia, era composta por 306 sujeitos (coletada em 2018). A segunda amostra foi composta com 337 sujeitos, sendo denominada in-pandemia (coletada entre 2020 e 2021). Inicialmente, buscou-se estudar os parâmetros individuais dos itens e validade fatorial do instrumento nos contextos estudados. Os resultados apontam parâmetros de discriminação e dificuldade similares, com estrutura fatorial igual e ótimos índices de ajuste. Por fim, buscou-se investigar a invariância fatorial do instrumento e o funcionamento diferencial dos itens. Os achados indicam invariância configural e métrica para estudantes em turno único e misto. O funcionamento diferencial foi encontrado em dois momentos, porém com baixo impacto sobre o instrumento.
Palavras-chave: estresse acadêmico, escala, COVID-19.
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