Escala de Estresse Acadêmico: Evidências Psicométricas no Contexto Docente
Resumo
O uso de instrumentos psicométricos pode auxiliar na investigação do estresse no contexto docente, podendo contribuir na criação de estratégias de enfrentamento de forma mais assertiva. No entanto, diante da escassez de instrumentos para esse público, o presente estudo teve como objetivo adaptar a Escala de Estresse Acadêmico para os professores universitários, avaliando as evidências psicométricas. Foram realizadas duas etapas: na primeira participaram 210 professores com idade média de 42,00 anos (DP=9,00) e na segunda etapa participaram 257 com idade média de 45,41 anos (DP=11,02). Os resultados confirmaram a estrutura unidimensional para a EEA-D, apresentando altos índices de confiabilidade (Ω=0,91; CC=0,91). Além disso, o instrumento se mostrou satisfatório quando investigados os parâmetros de discriminação e dificuldade por meio da Teoria de Resposta ao Item. Trata-se de instrumento breve, de fácil uso e aplicação, com evidências de validade e precisão que possibilitam o seu uso para medir o estresse acadêmico em professores universitários.
Palavras-chave: confiabilidade, validade, estresse ocupacional, ensino superior.
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