Liderança Ética: Análise Bibliométrica de Publicações da Web of Science

Autores

Resumo

A liderança ética tem sido crescentemente investigada, dado o impacto que pode exercer sobre trabalhadores e organização. Esse estudo objetiva analisar o estado da arte das pesquisas sobre a liderança ética, identificando as variáveis antecedentes e consequentes, os principais autores e os lócus das publicações. Os dados foram coletados na plataforma Web of Science e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados demonstram que o volume de publicações cresceu significativamente após 2007, tendo sido identificados os autores mais influentes e as redes de colaboração. A maioria dos estudos foram desenvolvidos nos Estados Unidos e China, sendo que eles focam prioritariamente nas consequências do exercício ético da liderança, no entanto os fatores que podem favorecer esse comportamento nos líderes ainda são incipientes. O estudo avançou na compreensão do construto, identificando contribuições e lacunas nas pesquisas científicas, além de apresentar as tendências e oportunidades de pesquisas nesse campo do conhecimento.

Palavras-chave: liderança ética, psicologia organizacional, revisão de literatura.

Biografia do Autor

Tiago dos Santos Almeida, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua, mais especificamente, nas disciplinas de Simulação de Sistemas, Planejamento e Controle da Produção e Controle Estatístico de Processo. Docente do curso de Engenharia de Produção do Campus Aparecida de Goiânia. Engenheiro de Produção, Mestre em Modelagem e Otimização pela Universidade Federal de Goiás e Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência profissional, no cargo de Engenheiro Logístico, nas áreas de Planejamento e Controle da Produção e Planejamento Logístico. Atuando em mais de 14 projetos automobilísticos nas empresas Mitsubishi Motors do Brasil e Suzuki Motors do Brasil com práticas Lean. Implementação de mais de 100 novas operações que possibilitaram redução de utilização de espaço físico, otimização de movimentação internas nos postos de trabalhos, minimização de atividades logísticas e melhorias visuais nas linhas de montagem. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Pensamento Enxuto", desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UFG com participação alunos e docentes do curso de Engenharia de Produção. Realiza pesquisas nos seguintes temas: lean manufacturing, indústria 4.0, Liderança ética e Planejamento e Controle da Produção.

Helenides Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Psicóloga. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Fez o pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/IUL. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde ensina na graduação e na pós-graduação. Assumiu na PUC-Goiás os seguintes cargos: Diretora do Curso de Psicologia; Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional; Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Pró-Reitora de Graduação. Seus estudos tem como ênfase os Processos Psicossociais no Trabalho, com foco prioritário nos seguintes temas: Cultura e justiça organizacional, saúde do trabalhador, coping e bem-estar no trabalho.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Artigos