Paixão pelo Trabalho: Propriedades Psicométricas e Relações com Flow e Autoeficácia Ocupacional

Autores

Resumo

Em estudos, tem sido sugerido potenciais efeitos da paixão pelo trabalho no bem-estar nas organizações. Contudo, são escassas as evidências que asseguram a mensuração deste construto no Brasil e os efeitos das dimensões da paixão, harmoniosa (PH) e obsessiva (PO), sobre a experiência de flow (absorção, prazer e motivação intrínseca) e autoeficácia ocupacional. Essa pesquisa teve como objetivos estimar novas evidências de validade da Escala de Paixão pelo Trabalho e avaliar as associações entre paixão, flow e autoeficácia ocupacional. Participaram 556 profissionais de ambos os sexos. Análises fatoriais exploratórias sugeriram a adequação da estrutura de dois fatores relacionados, correspondentes ao modelo teórico. A Modelagem de Equações Estruturais demonstrou que ambas as formas de paixão se relacionavam positivamente com absorção e motivação intrínseca, mas apenas PH apresentou relação significativa com o prazer no trabalho e a autoeficácia ocupacional. Ademais, observou-se o papel mediador do flow na relação entre PH e autoeficácia.


Palavras-chave: psicologia positiva, psicologia organizacional, validade do teste

Biografia do Autor

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco (USF), Brasil

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Pernambuco UPE. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria LAPPsi. Pós-doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco-USF, bolsista PNPD. Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - QC Canadá.

Ana Celi Pallini, Universidade São Francisco (USF), Brasil

Doutoranda e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica em contextos de Saúde Mental. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membra do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSaM III).

Solana Salessi, Universidad Nacional de Rafaela, Argentina

Doctora en Psicología por la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Se desempeña como Investigadora Asistente del del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) en el Centro de Investigación y Transferencia Rafaela. Es profesora asociada en la Facultad de Cultura, Educación y Conocimiento de la Universidad Nacional de Rafaela, Argentina. Sus intereses científicos están enfocados en el estudio de los procesos psicosociales básicos aplicados a la psicología social y organizacional y la psicometría.

Daniela Sacramento Zanini, Pontifícia Universidade Católica de Goías (PUCGO), Brasil

Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde e Pós Doutorado pela Universidad de Barcelona-Espanha e Universidade do Porto-Portugal. Atualmente é professora Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e Pós graduação em Psicologia, membro da Comissão de Assessoria de Pesquisa (COAP) da Pró Reitoria de Pesquisa (PROPE), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Saúde (GPAIS).

Marcus Vinícius Silva, Universidade São Francisco (USF), Brasil

Mestrando em Psicologia com enfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco USF.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Artigos