Percepção das Gerações Pré-Informatização sobre o Teletrabalho Durante a Pandemia de COVID-19
Resumo
Com a pandemia, a sociedade precisou se adaptar à nova realidade do isolamento social. O teletrabalho – incipiente até então – tornou-se rotina daqueles cujos ofícios possibilitavam exercê-lo. Este estudo lança luz às gerações pré-informatização frente aos novos desafios tecnológicos e familiares nesse contexto. Objetivou analisar a percepção de trabalhadores nascidos até 1971 sobre possíveis mudanças de atitudes durante a pandemia de forma qualitativa, exploratória e transversal. Os participantes responderam a perguntas abertas sobre seis categorias definidas ex-ante. Os dados foram tratados com a técnica de análise de conteúdo com o apoio do IRAMUTEQ. Resultado: predominaram as percepções positivas sobre o teletrabalho por restringir a possibilidade de contágio e fornecer proteção familiar. O aprendizado tecnológico e a adequação da rotina foram importantes no combate à crise sanitária. O acúmulo de tarefas
e a perda do contato profissional foram desafiadores. Futuros estudos podem investigar as interações familiares e suas dinâmicas durante o teletrabalho.
Palavras-chave: teletrabalho, pandemia, comportamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.