Implicações do Contexto de Trabalho no Bem-estar Docente: Uma Revisão de Escopo
Resumo
A docência é permeada por variadas demandas contextuais que refletem no bem-estar do professor. Diante disso, o estudo objetivou mapear os fatores ambientais ou circunstanciais da ação docente associados à percepção do bem-estar pelo professor dos segmentos da Educação Básica e Ensino Superior. Realizou-se uma revisão de escopo, com buscas nas bases BVS, CAPES, BDTD e ERIC, com os descritores “bem-estar” e “professor” ou “docente”, em inglês, espanhol e português, no período 2011 a 2021. Do total de 962 estudos encontrados, foram selecionados 22. Vários fatores do contexto de trabalho atuaram como condicionantes do bem-estar, sendo também observada sua variação ao longo da carreira, destacando-se a importância da valorização da docência e de uma cultura organizacional de apoio que oportunize maior engajamento e realização profissional. Conclui-se pela importância de um ambiente positivo, com a mitigação dos fatores estressores, fornecendo o estudo subsídios para ações gerenciais e pesquisas futuras.
Palavras-chave: bem-estar, ambiente de trabalho, professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade do autor. Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, o autor assume que: 1) este mesmo manuscrito não está em apreciação em outro periódico, nacional ou não; 2) está disposto a esperar pelo tempo de tramitação de seu manuscrito, estando ainda ciente que, uma vez aceito, o manuscrito pode ter de ficar em espera devido à regra da revista de publicar apenas 2 (dois) artigos de autores de uma mesma instituição por número, garantindo sua diversidade geográfica; 3) uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do autor, por escrito.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do autor detentor do trabalho original.
Se o manuscrito for aceito, o autor deverá enviar uma carta de cessão de direitos autorais,conforme modelo que pode ser obtido aqui. Todos os autores devem assinar a mesma carta e enviá-la juntamente ao e-mail pelo qual foram comunicados da aceitação final do manuscrito.