Implicações do Contexto de Trabalho no Bem-estar Docente: Uma Revisão de Escopo

Autores

Resumo

A docência é permeada por variadas demandas contextuais que refletem no bem-estar do professor. Diante disso, o estudo objetivou mapear os fatores ambientais ou circunstanciais da ação docente associados à percepção do bem-estar pelo professor dos segmentos da Educação Básica e Ensino Superior. Realizou-se uma revisão de escopo, com buscas nas bases BVS, CAPES, BDTD e ERIC, com os descritores “bem-estar” e “professor” ou “docente”, em inglês, espanhol e português, no período 2011 a 2021. Do total de 962 estudos encontrados, foram selecionados 22. Vários fatores do contexto de trabalho atuaram como condicionantes do bem-estar, sendo também observada sua variação ao longo da carreira, destacando-se a importância da valorização da docência e de uma cultura organizacional de apoio que oportunize maior engajamento e realização profissional. Conclui-se pela importância de um ambiente positivo, com a mitigação dos fatores estressores, fornecendo o estudo subsídios para ações gerenciais e pesquisas futuras.

Palavras-chave: bem-estar, ambiente de trabalho, professor.

Biografia do Autor

Aline Fonseca Franco, Universidade do Oeste Paulista, Brasil

Auditora Fiscal do Estado de São Paulo, Delegada Regional Tributária no período 2015 a 2019. Mestranda em Educação na Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista e em Odontologia pela UFMG. Pós Graduação em Educação, Ortodontia e Endodontia, com atuação docente nas disciplinas Direito Processual Civil e Direito do Trabalho na Universidade do Oeste Paulista.

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Pós-Doutorado em Educação para Saúde na Universidade de Lisboa. É docente dos Cursos de Psicologia e Medicina da Universidade do Oeste Paulista. Docente titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - da Universidade do Oeste Paulista. Líder do Grupo de pesquisa Estudos Sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Membro do GT de Avaliação da Criatividade e Psicologia Positiva da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia Escolar, Avaliação Psicológica e Orientação Profissional,, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, avaliação psicológica, psicologia positiva em contextos educativos, autoeficácia e bem-estar subjetivo de professores e estudantes.

José de Oliveira Costa Filho, Universidade do Oeste Paulista, Brasil

Advogado, Médico, Gestor Executivo e Professor Universitário. Mestre em Educação - UNOESTE (2021). Doutorando em Educação - UNOESTE - (2021). Perito Médico Federal do Ministério da Economia, ingressando por concurso público em 2010. Coordenador Geral da Faculdade de Medicina de Jaú - UNOESTE - (2019/atual). Coordenador Nacional de Serviços Previdenciários e Assistenciais - DAS 4 - INSS - Ministério do Desenvolvimento Social - Brasília/DF - (2017/2019). Chefe do Setor de Perícias Médicas e Seção de Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva da Previdência Social de Presidente Prudente - (2012/2017). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (2015). Pós Graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2009). Título de Especialista em Medicina Preventiva e Administração em Saúde pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde - ABRAMPAS. Título de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas - ABMLPM. Pós Graduação em Medicina do Tráfego pela Faculdade Centro Sul do Paraná (2016). Professor de Bioética, Gestão em Saúde, Medicina Preventiva e Saúde Pública na Faculdade de Medicina e Professor de Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Professor dos cursos de Pós-graduação em Medicina do Trabalho e Pós-graduação em Medicina Legal e Perícias Médicas da UNOESTE. Professor visitante da Pós Graduação em Medicina Legal e Perícias Médicas PUC-Goiás e IEFAP-PR (Coordenador). Tem experiência na área de Medicina, Direito, Gestão Executiva e Educação, com ênfase em Direito Médico e Ética Médica, Medicina Legal e Perícias Médicas, Medicina Preventiva e Social, Saúde Pública, Gestão em Saúde, Saúde Ocupacional e Educação Médica. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6800-8314

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Artigos