Evidências de Validade da Escala de Realização Profissional de Docentes de Universidades Federais
Resumo
Nessa pesquisa, objetivou-se verificar evidências de validade e fidedignidade preliminar da Escala de Realização Profissional de Docentes de Universidades Federais (ERP-DUF), elaborada a partir do modelo de realização profissional, compreendida como um processo derivado de uma avaliação subjetiva do estado de carreira. Após a avaliação por um comitê de especialistas e realização de teste piloto, a versão final da escala foi aplicada em 220 docentes brasileiros do magistério superior federal. Executou-se, então: (a) verificação de evidências de validade baseadas na estrutura interna do instrumento e (b) de validade convergente, (c) análise de confiabilidade e (d) análises de correlações com variáveis sociodemográficas. Os indicadores de precisão do instrumento foram satisfatórios e os resultados, segundo as características sociodemográficas dos participantes, reforçaram a relação do construto com fatores relativos à carreira. Portanto, a ERP-DUF pode ser utilizada em pesquisas e intervenções com docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil.
Palavras-chave: realização profissional, ensino superior, validade estatística.
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