Evidências de Validade da Escala de Realização Profissional de Docentes de Universidades Federais

Autores

Resumo

Nessa pesquisa, objetivou-se verificar evidências de validade e fidedignidade preliminar da Escala de Realização Profissional de Docentes de Universidades Federais (ERP-DUF), elaborada a partir do modelo de realização profissional, compreendida como um processo derivado de uma avaliação subjetiva do estado de carreira. Após a avaliação por um comitê de especialistas e realização de teste piloto, a versão final da escala foi aplicada em 220 docentes brasileiros do magistério superior federal. Executou-se, então: (a) verificação de evidências de validade baseadas na estrutura interna do instrumento e (b) de validade convergente, (c) análise de confiabilidade e (d) análises de correlações com variáveis sociodemográficas. Os indicadores de precisão do instrumento foram satisfatórios e os resultados, segundo as características sociodemográficas dos participantes, reforçaram a relação do construto com fatores relativos à carreira. Portanto, a ERP-DUF pode ser utilizada em pesquisas e intervenções com docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil.

Palavras-chave:  realização profissional, ensino superior, validade estatística.

Biografia do Autor

Hellen Cristine Geremia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT), do Departamento de Psicologia da UFSC.

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Pós-Doutorado em Psicologia Positiva nas Organizações, no Trabalho e em Outros Espaços de Vida pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e coordenador do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT), do Departamento de Psicologia da UFSC.

Iúri Novaes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Doutor em Sociologia Política, Mestre em Administração e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSC com atuação no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)