Relato de Experiência sobre as Avaliações Psicológicas em Certames da Polícia Rodoviária Federal

Autores

Resumo

O trabalho policial requer que os ocupantes do cargo tenham características psicológicas que se adequem à função, compondo uma estrutura complexa de competências requeridas dos policiais, às quais remetem-se fatores psicológicos cruciais e passíveis de avaliação por instrumentos validados. Tendo isso em vista, o objetivo desse trabalho é descrever o desenvolvimento do processo de avaliação psicológica do concurso para Policiais Rodoviários Federais entre 2019 a 2021. Trata-se de um relato de experiência dos policiais responsáveis pela Supervisão de Análise Comportamental na qual são descritos os processos de avaliação psicológica continuada e as evoluções que ocorreram ao longo dos anos, visando ao aperfeiçoamento da atividade. Nesse processo, fica ressaltado o interesse da PRF em melhorar a avaliação psicológica nos concursos para policiais ao considerar os benefícios para a instituição, profissionais e sociedade; podendo, inclusive, servir de modelo para outras instituições de segurança pública, ressalvadas as peculiaridades de cada instituição.

Palavras-chave: avaliação psicológica, segurança pública, polícia, Polícia Rodoviária Federal.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Bellio, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brasil

Policial Rodoviário Federal há 5 anos, com graduação em Direito pela PUC-PR e Psicologia pela UFPR-PR. Pós graduada em Psicologia Jurídica e Forense (Faculdade Unyleya), Direito Processual Penal (UniBrasil) e Segurança Pública (Faculdade Aprovação).

Esdras Almeida De Paula Ribeiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brasil

Policial Rodoviário Federal, Graduado em Psicologia (UnB). Com atuação profissional na área fim e meio, exercendo atividades de policiamento ordinário e especializado, bem como na área de treinamento organizacional, gestão, inovação e liderança. Atualmente, Chefe Substituto da Divisão de Avaliação Multinível da UniPRF.

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Cyntia Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Psicólogo (UFBA), Mestre em Educação (UFBA), Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Fatores Humanos (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (hospital Universitário-UFSC). 

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Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Artigos