Stress Ocupacional em Trabalhadores de um Centro de Saúde Público na Cidade de Nampula-Moçambique Durante a COVID-19

Autores

Resumo

Atualmente evidencia-se cada vez mais que os trabalhadores da saúde são propensos ao stress ocupacional. Desse modo, este artigo teve o objetivo de avaliar a prevalência e as fontes de stress ocupacional em trabalhadores de um Centro de Saúde Público na Cidade de Nampula, em Moçambique. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo. Foram aplicados os questionários sobre dados sociodemográficos e laborais e de Stress nos Profissionais de Saúde em 100 trabalhadores de ambos os sexos e de diferentes áreas de atuação. A análise descritiva feita com o recurso do Statistical Package for Social Sciences indicou que 33 trabalhadores do total da amostra sinalizaram que o trabalho lhes ocasiona stress frequentemente, influenciado majoritariamente pelos problemas familiares e de carreira/remuneração. Diante deste quadro identificado, afigura-se necessário o desenho e implementação de Políticas de Atenção de Saúde do Trabalhador, bem como a realização de futuras pesquisas para aprimorar o conhecimento sobre stress ocupacional e estratégias de coping.

Palavras-chave: COVID-19, saúde ocupacional, sofrimento psíquico.

Biografia do Autor

Dezena Vicente, Universidade Rovuma (UniRovuma), Moçambique

Licenciada em Psicologia Escolar, Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica, Moçambique. Docente do Departamento de Psicologia, Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique.

Coutinho Maurício José, Hospital Central de Nampula, Moçambique

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações com habilitações em Comportamento Organizacional pela Universidade Rovuma, Moçambique. Técnico de Farmácia no Hospital Central de Nampula, Nampula, Moçambique.

Gildo Aliante, Universidade Save, Moçambique

Doutor e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil. Graduado em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica em Moçambique. Docente da Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Save, Extensão da Massinga - Moçambique. 

Luciana Armando Paulo Elias, Centro de Saúde 1o de Maio, Moçambique

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações com habilitações em Comportamento Organizacional pela Universidade Rovuma, Moçambique. Técnica de Medicina Geral no Centro de Saúde 1º de Maio, Nampula, Moçambique.

Downloads

Publicado

2023-07-01