Relação entre Transtornos Mentais Comuns e Características Docentes da Educação Básica

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Resumo

A prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) em docentes é considerada alta. O objetivo desse estudo é avaliar a relação entre TMC e características sociodemográficas e ocupacionais desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com levantamento, de corte transversal e abordagem quantitativa, realizada com 273 docentes da rede estadual da educação básica do Rio Grande do Norte (RN), que responderam ao Questionário Sociodemográfico e Ocupacional (QSDO) e ao Self-Reporting Questionnaire-20 (SRQ-20). Os resultados indicam uma associação estatisticamente significativa entre TMC e as variáveis sexo e vínculo empregatício com o Estado. Não se identificou relação com significância estatística entre TMC e as variáveis geração, situação conjugal, quantidade de turno de trabalho e tempo de docência. Espera-se que os resultados deste estudo colaborem para o entendimento da dinâmica temporal da saúde mental na docência, bem como de sua associação com variáveis sociodemográficas e ocupacionais.

Palavras-chave: transtornos mentais comuns, docentes, educação básica.

Biografia do Autor

Lidiany Freire da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC), Brasil

Graduada em Administração, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil

Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações, pela Universidad de Salamanca

Antonio Edson Oliveira Honorato, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Mestre em Ciências Sociais e Humanas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Alexandre José de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil

Doutor em Geografia, pela Universidade Federal do Pernambuco

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Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos