Relação entre Transtornos Mentais Comuns e Características Docentes da Educação Básica
Resumo
A prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) em docentes é considerada alta. O objetivo desse estudo é avaliar a relação entre TMC e características sociodemográficas e ocupacionais desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com levantamento, de corte transversal e abordagem quantitativa, realizada com 273 docentes da rede estadual da educação básica do Rio Grande do Norte (RN), que responderam ao Questionário Sociodemográfico e Ocupacional (QSDO) e ao Self-Reporting Questionnaire-20 (SRQ-20). Os resultados indicam uma associação estatisticamente significativa entre TMC e as variáveis sexo e vínculo empregatício com o Estado. Não se identificou relação com significância estatística entre TMC e as variáveis geração, situação conjugal, quantidade de turno de trabalho e tempo de docência. Espera-se que os resultados deste estudo colaborem para o entendimento da dinâmica temporal da saúde mental na docência, bem como de sua associação com variáveis sociodemográficas e ocupacionais.
Palavras-chave: transtornos mentais comuns, docentes, educação básica.
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