Educação Corporativa e Indústria 4.0: Estratégias para (Re)qualificação da Força de Trabalho
Resumo
Apesar do avanço da Indústria 4.0 e da crescente demanda por uma força de trabalho qualificada, existe uma lacuna na compreensão de como a Educação Corporativa está sendo operacionalizada na transformação digital. Nessa pesquisa se buscou preencher essa lacuna ao se contextualizar a formação profissional para a Indústria 4.0. Foram conduzidas uma revisão sistemática da literatura utilizando o protocolo PRISMA e análises de redes com o software SciMAT. Rastrearam-se 48 artigos nas bases Scopus e Web of Science, 22 foram considerados relevantes para este estudo. Foram identificadas sete estratégias para a (re)qualificação de profissionais, com o investimento em capital intelectual sendo uma estratégia transversal. As demais estratégias incluem o uso de inteligência artificial, realidade virtual, simulação, aplicativos móveis, plataformas pedagógicas online e mídias sociais, além de parcerias entre empresas e universidades. As descobertas deste estudo têm potencial impacto positivo em diversos públicos, como pesquisadores, profissionais de recursos humanos, educadores e formuladores de políticas.
Palavras-chave: competências, desenvolvimento humano, tecnologias digitais.
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