Educação Corporativa e Indústria 4.0: Estratégias para (Re)qualificação da Força de Trabalho

Autores

Resumo

Apesar do avanço da Indústria 4.0 e da crescente demanda por uma força de trabalho qualificada, existe uma lacuna na compreensão de como a Educação Corporativa está sendo operacionalizada na transformação digital. Nessa pesquisa se buscou preencher essa lacuna ao se contextualizar a formação profissional para a Indústria 4.0. Foram conduzidas uma revisão sistemática da literatura utilizando o protocolo PRISMA e análises de redes com o software SciMAT. Rastrearam-se 48 artigos nas bases Scopus e Web of Science, 22 foram considerados relevantes para este estudo. Foram identificadas sete estratégias para a (re)qualificação de profissionais, com o investimento em capital intelectual sendo uma estratégia transversal. As demais estratégias incluem o uso de inteligência artificial, realidade virtual, simulação, aplicativos móveis, plataformas pedagógicas online e mídias sociais, além de parcerias entre empresas e universidades. As descobertas deste estudo têm potencial impacto positivo em diversos públicos, como pesquisadores, profissionais de recursos humanos, educadores e formuladores de políticas.

Palavras-chave: competências, desenvolvimento humano, tecnologias digitais. 

Biografia do Autor

Danielli Cossul, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Estagiária de Psicologia Clínica no Serviço Integrado de Saúde - Clínica Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (2022); monitora da disciplina Processos Institucionais na modalidade bolsista PROBAE (2022); bolsista de iniciação científica e tecnológica PROBITI/FAPERGS (2016-2022); estagiária do Laboratório de Práticas Sociais - LAPS (2020); bolsista PIBITI/CNPq (2020-2021); bolsista PUIC/UNISC (2015-2016); membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação desde 2015 e do Grupo de estudos Parentalidades não convencionais em contextos tradicionais do interior do estado do Rio Grande do Sul durante o período 2018-2020. Tem interesse nos temas: psicologia e educação, minorias sexuais, saúde mental e trabalho.

Marcus Vinicius Castro Witczak, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando também no Serviço de Reabilitação Física - SRFis e Laboratório de Criatividade. Tem experiência na área de Psicologia Social e do Trabalho, com ênfase em saúde do trabalhador. Participa de grupos de estudos, nos seguintes temas: gerontologia social; inclusão, trabalho e qualidade de vida; mídia e representações sociais. 

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realização de estágio doutoral sanduíche na Université Joseph Fourier (Grenoble/France) de 2001 a 2002. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, no Departamento de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos em Sistemas Virtuais de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento, Sistemas Multiagentes, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Difusos, Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos. 

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Publicado

2023-10-01