Vivências dos Jovens Aprendizes Durante a Pandemia do COVID-19
Resumo
A precarização social do trabalho para adolescentes em meio a uma pandemia anunciou novas modulações sociais e desafios para as práticas de conciliação do trabalho e do curso profissionalizante. Nesse sentido, nessa pesquisa se buscou compreender as vivências dos jovens aprendizes no processo de adaptação ao estudo e ao trabalho no cenário pandêmico iniciado em 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 15 jovens aprendizes, realizada através de entrevistas individuais que aconteceram de forma remota e que foram analisadas por meio da Psicodinâmica do Trabalho. A análise dos resultados indica que as principais dificuldades encontradas no processo de adaptação incluem: ausência de suporte para o manuseio das plataformas digitais, imprevisibilidade de rotina, sobrecarga, insegurança e medo. Esses desafios podem ser atenuados quando existe uma relação pautada em proximidade, compreensão e flexibilidade com os superiores; associada às boas convivências entre os pares de trabalho. Nesse estudo se fornece um diagnóstico situacional que revela o poder das relações na experiência laboral para superar os momentos de dificuldade.
Palavras-chave: educação profissionalizante, jovens, pandemia, trabalho.
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