Inventário de Barreiras e Suporte na Carreira: Evidências Baseadas na Estrutura Interna

Autores

Resumo

Nos estudos de percepção de barreiras e suporte se busca compreender os motivos que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de carreira. Apesar do campo estar consolidado a nível internacional, há uma lacuna de escalas capazes de mensurar tais variáveis no Brasil. Logo, o objetivo desse estudo é adaptar e buscar evidências de validade com base na estrutura interna das escalas CBI-Likelihood, CBI-Coping e Career Support Questionnaire. As escalas foram avaliadas através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, visando investigar a adequação da estrutura fatorial para o contexto brasileiro. O perfil prevalente foi de mulheres, solteiras, graduandas, com renda acima de três salários-mínimos e com 28 anos de idade (em média). Por meio da análise dos resultados, compreende-se que as estruturas originais não puderam ser mantidas. Entretanto, a plausibilidade dos modelos foi sustentada fazendo uso de outras soluções. Com essas evidências, é viabilizada a proposição de um inventário com capacidade de analisar as percepções de suporte e barreiras na carreira da população brasileira.

Palavras-Chave: orientação vocacional, análise fatorial, medidas.

.

Biografia do Autor

Deniel Gomes Frutuoso, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com áreas de interesse voltadas para Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Cognitivo-Comportamental. Mestrando em Processos Organizacionais pela mesma instituição.

Lígia Carolina Oliveira-Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado sanduíche em carreira pela Loughborough University (UK). Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do Grupo de Pesquisa "Trabalhando com as Marias: Psicologia, Carreira e Mulheres" (CNPq). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordena projetos de pesquisa e extensão sobre realização profissão e progressão na carreira de mulheres, liderança de mulheres, barreiras de mulheres nos campos predominantemente masculinos, vieses de gênero, sexismo ambivalente, motivação para liderar, comportamentos de ajuda na carreira e programas de orientação de carreira e mentoria para mulheres.

Downloads

Publicado

2023-10-01