Autopercepção de Competências em Psicologia Organizacional: Construção de um Instrumento Psicométrico
Resumo
A Psicologia Organizacional e Trabalho é uma das principais áreas de atuação do psicólogo no Brasil, sendo necessário discutir as competências necessárias para essa prática. O objetivo deste estudo foi relatar a construção e a verificar a qualidade inicial de um instrumento de autopercepção de competências de estagiários para a atuação em POT. Foram realizados dois estudos, sendo o primeiro de construção do instrumento e análise dos juízes, e o segundo de um estudo piloto com 41 estagiários de POT. Os resultados apontaram para uma escala de 41 itens e duas dimensões (competências profissionais e habilidades sociais), com indicadores razoáveis de validade e confiabilidade, sem a identificação de diferenças de gênero e idade. A proposta teórica do primeiro estudo se confirmou parcialmente no estudo piloto. Ao final, são discutidas a adequação teórica das dimensões, a necessidade de outras validações do instrumento e o avanço na compreensão da realidade dos estagiários.
Palavras-chave: educação baseada em competências, organizações, instrumentos de medida, apoio ao desenvolvimento de recursos humanos
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