Nem Todos os Dias Serão Bons: Revisão Sistemática da Resiliência Individual no Trabalho

Autores

Resumo

A resiliência tem sido cada vez mais investigada, devido ao seu impacto positivo no ambiente laboral. Assim, o objetivo deste estudo reside em analisar o cenário da produção científica da resiliência individual no trabalho, com vistas a apresentar um panorama atual de estudos e que inspiraram a proposição de uma agenda com novas possibilidades de pesquisas. Por meio da combinação da revisão sistemática com análise bibliométrica, os dados foram coletados na Web of Science. Os resultados revelaram um crescimento considerável de publicações iniciado em 2002. Além disso, foi constatado que a estrutura intelectual e conceitual do campo está organizada em conceitos positivos, como engajamento e desempenho, e negativos, como assédio, exaustão e estresse. O estudo avança na compreensão da temática ao explorar sua estrutura conceitual e intelectual, identificando lacunas de pesquisa, além de elucidar tendências e oportunidades futuras.

Palavras-chave: resiliência no trabalho, resiliência, revisão sistemática.

Biografia do Autor

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração (PPGA/UFSM). 

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Doutoranda e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na UFSM. Licenciada em Educação Profissional pela UFSM.

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Departamento de Ciências Administrativas e no Programa de Pós-Graduação em Administração (UFSM).

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Departamento de Ciências Administrativas e no Programa de Pós-Graduação em Administração (UFSM). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Revisões da Literatura