Nem Todos os Dias Serão Bons: Revisão Sistemática da Resiliência Individual no Trabalho
Resumo
A resiliência tem sido cada vez mais investigada, devido ao seu impacto positivo no ambiente laboral. Assim, o objetivo deste estudo reside em analisar o cenário da produção científica da resiliência individual no trabalho, com vistas a apresentar um panorama atual de estudos e que inspiraram a proposição de uma agenda com novas possibilidades de pesquisas. Por meio da combinação da revisão sistemática com análise bibliométrica, os dados foram coletados na Web of Science. Os resultados revelaram um crescimento considerável de publicações iniciado em 2002. Além disso, foi constatado que a estrutura intelectual e conceitual do campo está organizada em conceitos positivos, como engajamento e desempenho, e negativos, como assédio, exaustão e estresse. O estudo avança na compreensão da temática ao explorar sua estrutura conceitual e intelectual, identificando lacunas de pesquisa, além de elucidar tendências e oportunidades futuras.
Palavras-chave: resiliência no trabalho, resiliência, revisão sistemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.