Percepção de Suporte e Habilidades para Teletrabalho Compulsório de Servidores Públicos

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Resumo

O teletrabalho compulsório vivenciado na pandemia da covid-19 exigiu adaptações e diferentes tipos de suporte por parte das organizações jurídicas. Essa pesquisa de natureza mista evidenciou as habilidades frente ao trabalho não presencial e as percepções de suporte de servidores públicos do poder judiciário do sul do Brasil. Participaram 1.203 trabalhadores (60,4% mulheres) que responderam a um questionário demográfico/ocupacional e a instrumentos de autorrelato, e quinze pessoas (nove mulheres) participaram de dois grupos focais. Foram encontrados escores elevados de habilidades para teletrabalho (hard e soft skills), escores medianos nos suportes social e gerencial e baixos escores para suporte organizacional. Os resultados indicam que os servidores perceberam apoio dos colegas e da chefia, embora tenha sido relatado falta de amparo gerencial e condições materiais e procedimentais precárias para a realização de suas atividades. Futuras intervenções, como treinamentos envolvendo lideranças, podem otimizar recursos laborais e pessoais. 

Palavras-chave: teletrabalho, habilidades para teletrabalho, suporte.

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Publicado

2024-08-19

Edição

Seção

Estudos empíricos