Psicologia Organizacional no Contexto Hospitalar
Resumo
A cultura organizacional hospitalar enfrenta desafios que justificam a presença de psicólogos organizacionais para cuidar do clima no ambiente. Nesse contexto, foi realizada uma ação psicoeducativa com servidores da saúde e administrativos em um hospital de referência no Recife, com apresentação de um modelo de intervenção grupal focado na promoção e prevenção em saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo. Participaram 75 servidores, organizados em 10 grupos de diferentes setores, como enfermarias, UTI, recepção, segurança e gestão. As discussões destacaram demandas relacionadas à saúde mental, capacitação e recursos humanos. Ansiedade, depressão, estresse, violência doméstica, distúrbios do sono e alimentação foram questões mencionadas em 7 grupos. Além disso, surgiram preocupações com automedicação e consumo de álcool, revelando dúvidas sobre o uso regular dessa substância. A ação reforçou a importância de intervenções externas à saúde mental no contexto hospitalar.
Palavras-chave: saúde mental, estresse ocupacional, cultura organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.