Ensino superior remoto em psicologia na pandemia de COVID-19: um relato de experiência
Resumo
Com base em uma experiência docente durante pandemia de Covid-19, este estudo identificou competências de ensino, desafios e soluções educativas em disciplina de Psicologia em uma universidade pública brasileira ministrada de forma remota e mediada por plataformas digitais. A partir de dados coletados por meio de técnica adaptada do método Delphi e entrevistas, os pesquisadores elaboraram um framework para subsidiar a formação do profissional da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no planejamento instrucional em meio digital. Os temas mais relevantes identificados foram (i) o domínio da gestão do ambiente, (ii) a operação de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e (iii) a comunicação. Os resultados de aprendizagem e indicadores de reação dos egressos sugerem a eficácia da estratégia e soluções adotadas, bem como a expressão das competências identificadas. O framework atende também a gestores e docentes no desenvolvimento de ações instrucionais em contextos digitais.
Palavras-chave: ensino, pandemia, tecnologia.
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