Adaptação do Stigma Consciousness Questionnaire for Women para Trabalhadoras da Segurança
Resumo
A Consciência do Estigma é um construto psicológico que se refere à expectativa do indivíduo de ser rotulado pelo grupo ao qual pertence, podendo produzir efeitos cognitivos e comportamentais negativos. O presente estudo realizou uma adaptação do Stigma Consciousness Questionnaire for Women para o contexto brasileiro com profissionais mulheres que atuam na segurança pública e privada, área de predomínio de trabalhadores do sexo masculino. Participaram da pesquisa 386 mulheres das cinco regiões geográficas brasileiras. Os escores das participantes foram analisados por meio de Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados revelaram que as estruturas fatoriais de dois fatores oblíquos e a hierárquica se ajustaram muito bem aos dados empíricos e apresentaram adequados coeficientes de consistência interna. Conclui-se que foram produzidas evidências de validade e confiabilidade para a versão brasileira da medida, que poderá ser útil para a pesquisa e para a criação de intervenções que promovam o bem-estar de mulheres.
Palavras-chave: estigma, consciência do estigma, psicometria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.