Conectando Pessoas e Organizações: Caminhos e Perspectivas de Pesquisa em Práticas de Gestão de Pessoas no Serviço Público
Resumo
Estudos sobre práticas de gestão de pessoas têm ganhado interesse crescente, mas há carência de pesquisas que discutam essa variável no contexto público. Assim, este estudo busca identificar o estado da arte internacional sobre práticas de gestão de pessoas no ambiente de governo. Nesse sentido, foi elaborada uma revisão sistemática de literatura (RSL) de 27 artigos contidos nas bases de dados Scopus e Web of Science, entre 2017 e 2023. Constatou-se que os estudos têm natureza majoritariamente quantitativa, com foco no desempenho, sendo treinamento e avaliação de desempenho as práticas mais recorrentes nos modelos. Há baixo interesse em discutir as especificidades dessas práticas na perspectiva de governo, reforçando a lacuna abraçada neste estudo. Espera-se que esta RSL lance luz a novos desafios e oportunidades de pesquisas em práticas de gestão de pessoas no setor público, contribuindo para uma gestão mais estratégica e humanizada, com reflexo na qualidade dos serviços públicos.
Palavras-chave: práticas de gestão de pessoas, setor público, revisão sistemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.