Escala de Liderança Ambidestra: tradução e adaptação para o contexto brasileiro
Resumo
Apesar da crescente relevância da liderança ambidestra para o equilíbrio entre inovação e controle nas organizações, ainda não havia instrumentos validados no Brasil para mensurar esse construto. Este estudo teve como objetivo traduzir e buscar evidências de validade da Escala de Liderança Ambidestra (Rosing et al., 2011) para o contexto brasileiro. A escala avalia comportamentos de liderança aberta (exploração e criatividade) e fechada (explotação e eficiência). Dois estudos foram conduzidos com funcionários de uma organização pública. No Estudo 1, a análise fatorial exploratória indicou estrutura bifatorial coerente, alta adequação dos dados (KMO = 0,95) e elevada consistência interna (α > 0,90). No Estudo 2, a análise fatorial confirmatória demonstrou índices de ajuste satisfatórios (CFI = 0,95; RMSEA = 0,088). Os resultados apoiam a validade e a confiabilidade da medida. A escala pode ser usada para diagnosticar estilos de liderança, contribuindo para o desenvolvimento gerencial e ampliando pesquisas em contextos emergentes.
Palavras-chave: liderança ambidestra, inovação organizacional, eficiência organizacional, comportamento de liderança, validação de escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.