Teoria da História de Vida Organizacional: Psicopatia, Crimes do Colarinho-Branco e as Organizações
Resumo
Este artigo apresenta a Teoria da História de Vida Organizacional (THV-O) elaborada a partir do aprofundamento das complexas correlações sistêmicas entre a manifestação dos traços de personalidade psicopáticos, os crimes do colarinho-branco e o comportamento das organizações empresariais sob a perspectiva da psicologia evolucionista. A manifestação dos traços de psicopatia é analisada como uma estratégia adaptativa evolutiva que indivíduos utilizam para garantir a sua sobrevivência. Discute-se sobre a atuação das organizações, quando inseridas em ambientes de muita competitividade, que podem atuar no sentido de ativar traços de personalidade psicopática em seus colaboradores para atingirem seus objetivos de lucro e resultados. Os crimes do colarinho branco podem ser o resultado da manifestação de traços psicopáticos no ambiente corporativo. Compreender as manifestações subclínicas da psicopatia nas organizações pode esclarecer padrões de corrupção, fraude e abuso sistêmico que impactam diretamente os setores público e privado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.