Construcción y Evidencia de Validez del Cuestionario de Evaluación de Acoso Moral en el Trabajo (QAAMT)

Autores/as

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo construir y presentar evidencia de validez del Cuestionario de Evaluación del Acoso Laboral (QAAMT) para evaluar el acoso laboral (AMT) en manifestaciones verticales descendentes y horizontales. Participaron de la investigación 428 profesionales del área de la salud, distribuidos en siete instituciones del Estado de Goiás. El QAAMT es compuesto por tres escalas que evalúan el AMT viniendo del jefe, del equipo o del colega hacia el trabajador. Inicialmente, cada escala constaba con 30 items en formato Likert de cinco puntos. Se realizo análisis semántico y de jueces (k = 0,95) y análisis factorial exploratorio mediante el método de formas paralelas. Todos los supuestos para los análisis presupuestos fueron atendidos y aceptados. La escala AMT jefe-trabajador se configuró como unifactorial (α = 0,97), la AMT equipo-colega bifactorial (implícita, α = 0,92; explícita, α = 0,84), la AMT colega-trabajador trifactorial (implícita, α = 0,89; explícita, α = 0,84; intimidatorio, α = 0,70). El QAAMT presentó evidencia de validez aparente y de constructo.

Palabras clave: acoso moral, escala, validación.

Biografía del autor/a

Aline Cristiane Monteiro Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Aluna do Mestrado em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Ivone Félix de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2001) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicometria, Psicodiagnóstico e Gerontologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, pesquisas institucionais, consultoria, cultura e clima organizacional, diagnóstico institucional, justiça nas organizações, valores humanos, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, avaliação de desempenho, saúde ocupacional (estresse e burnout), psicodiagnóstico adulto e criança, personalidade, psicologia jurídica, psicometria, técnicas projetivas, Assessoria no Programa de Gerontologia Social.

Sebastião Benício da Costa Neto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Brasil

Professor Adjunto II, orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no período de 2006 a 2008. Membro de Grupos de Trabalho da ANPEPP desde 2006. Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela PUC Goiás - antes Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em psicologia hospitalar (CEPAN/Goiânia, 1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002 - Estágio doutoral no Hospital Universitário Gregório Maraon/Unidade Oncológica Príncipe de Astúrias - MADRID), pós-doutorado (1) em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com trabalho na área de Editoração de Revista Científica em Psicologia e pós-doutorado (2) pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho/Braga/Portugal (2018), com trabalho na área da educação e colaboração interprofissional em saúde. Foi Coordenador do Serviço de Psicologia da Fundação Leide das Neves Ferreira, trabalhando com radioacidentados pelo Césio-137, em Goiânia (1989-1991). Atualmente é psicólogo hospitalar da Universidade Federal de Goiás com atividades no Hospital das Clínicas/EBSERH. É Ex-Chefe da Seção de Psicologia do HC/UFG, Ex-Coordenador dos Serviços Multiprofissionais de Saúde do HC/UFG; Ex-Coordenador Geral dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional do Hospital das Clínicas da UFG (2013-2015), Ex-Coordenador (2014 a 2016) e atual Coordenador (2019 a 2021) da Comissão de Residência Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Goiás (COREMU UFG) e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP - 2010/2012; 2013/2015; 2019-atual) e co-responsável pelo Boletim da ABEP. Foi membro da Comissão de Certificação da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia - SBPO (2006 a 2010), tesoureiro da Asociacion Latinoamericana de Psicología de la Salud - ALAPSA (2005-2008) e da ALAPSA BRASIL (2007-2012). Atuou como Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Psicologia 9a Região - Goiás e Tocantins (2007-2010). É Coordenador de Grupo Tutorial do PET Interprofissionalidade da PUC Goiás e Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Goiânia (2019-2021). Tem certificação em Psicologia da Saúde pela Associação Latinoamericana de Psicologia da Saúde (ALAPSA Brasil) e em Psico-Oncologia pela SBPO. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: qualidade de vida, psicologia da saúde e educação interprofissional em saúde.

Publicado

2022-07-01

Número

Sección

Artículos